[DUVIDA] Estrutura de um componente

1 resposta
thimor

Ola,
Todos sabemos que o principio da OO eh o reaproveitamento de codigo atraves do uso de componentes. Vi teorias e tendencias como as de que empresas colocam interfaces e programadores desenvolvem os componentes para as interfaces passadas e recebe o pagamento pelo componente desenvolvido.
Pois bem, estive pensando nisso esses dias e resolvi tentar fazer um projeto por componentes, para que quando o projeto comece a crescer seja possivel adicionar mais funcoes na forma de componentes, entao surgiu a duvida: O que posso colocar nesses componentes?
Vejamos:

Digamos que queira fazer um software de estoque para a budega “budega” do “Seu” Chico. O software tera o cadastro de produto, cliente e a venda e o controle do fiado.
Se tratar cada um dos 4 casos de uso como componente eu posso fazer o seguinte?:

Interface de acesso - Controle - Persistencia - Modelo
InterfaceProduto.java - ControleProduto.java - ProdutoDao.java / ProdutoBean.java - ProdutoVO.java

Nao sei se ficou bastande claro. So detalhando a Persistencia poderia ser um DAO ou um EJB Stateful. Tudo isso seria encapsulado num .JAR e seria utilizado como biblioteca do sistema.
Esso tipo de modelagem eh valido?

1 Resposta

mario.fts

Outro dia eu estava conversando com um colega do trabalho a respeito de programação com componentes. O s equipamentos eletrônicos, em geral, são montados a partir de um número de componentes com funções básicas (portas lógicas, resistências, etc.). esses componentes são padrões de mercado, e todo mundo os utiliza para construir suas placas e circuitos.

O problema do software é que, exceto por partes muito específicas e mais ou menos padronizadas, (emissão de boletos, por exemplo) não existe padronização de componentes. Um emissor de nota fiscal, apesar de ser algo que todas as empresas precisam, raramente pode ser reutilizado de uma empresa para outra, já que as particularidades desse emissor da empresa X representam alguma vantagem de mercado em cima da empresa Y, que por sua vez deve ter alguma variação que também represente uma vantagem para ela, e assim por diante.

Acho que essa modelagem de componentes não é valida, já que cada empresa vai querer colocar seu “diferencial” no componente, reduzindo o que pode ser reaproveitado. Na maior parte dos casos, vc passa mais tempo personalizando que construindo algo padrão. Sem a personalização, é como vender software de prateleira.

[]'s

Criado 25 de fevereiro de 2009
Ultima resposta 25 de fev. de 2009
Respostas 1
Participantes 2