Duvida etre Java e Flex

Olá colegas, preciso do esclarecimento de vocês…

Estou com a seguinte duvida, o Flex é uma linguagem de programação como o Java, que se utiliza de frameworks como Spring, Struts, Hibernate e outros.
Ou ele é somente usado para criar interfaces gráficas para web e interagir com a codificação de regra de negocio feitas no Java (classes). Eu posso somente usar o tal de FlexBuilder para a construção de aplicações web dessas feitas em Java que utilizam JSP, JSF entre outros. Essa duvida surgiu porque eu estava lendo material sobre Flex, daí encontrei um artigo que falava da integração entre Java e Flex atreves de um produto chamado BlazeDS, daí surgiu um pouco de confusão.

Grato.

Olá Alberto

[quote]Olá colegas, preciso do esclarecimento de vocês…

Estou com a seguinte duvida, o Flex é uma linguagem de programação como o Java, que se utiliza de frameworks como Spring, Struts, Hibernate e outros.
Ou ele é somente usado para criar interfaces gráficas para web e interagir com a codificação de regra de negocio feitas no Java (classes). Eu posso somente usar o tal de FlexBuilder para a construção de aplicações web dessas feitas em Java que utilizam JSP, JSF entre outros. Essa duvida surgiu porque eu estava lendo material sobre Flex, daí encontrei um artigo que falava da integração entre Java e Flex atreves de um produto chamado BlazeDS, daí surgiu um pouco de confusão.

Grato.[/quote]

Vou tentar responder por partes as suas perguntas:

1 - Estou com a seguinte duvida, o Flex é uma linguagem de programação como o Java?

Sim Flex é um liguagem como o Java, existem duas maneiras de se programar em Flex utilizando a sintaxe MXML e AS3 (ActionScript 3).

2 - Ou ele é somente usado para criar interfaces gráficas para web e interagir com a codificação de regra de negocio feitas no Java (classes).

Voce pode construir aplicações de duas maneiras.

Tendo toda sua Interface e sua regra de negocio na aplicação Flex caso, necessite se comunicar com algum BD pode-se fazer isso diretamente pelo Flex, ja que ele oferece suporte a isso.
Ou fazer o uso de um server back-end como o Java, .Net etc… Normalmente em aplicações é feito o uso de um server side para ter as regras de negocios.

3 - Eu posso somente usar o tal de FlexBuilder para a construção de aplicações web dessas feitas em Java que utilizam JSP, JSF entre outros?

Sim voce pode utilizar o FlexBuilder para construir suas interfaces Flex como as classes Java, já que o Felx Builder é contruido em cima do Eclipse.

4 - BlazeDS

Para sua aplicação Flex se comunicar com o Java eh necessario fazer o uso de um protocolo, HTTP Service, RemoteObject, WebService.
O Blaze eh o cara que traduz as requisiçoes Flex Java, falando de uma maneira simples.

Trabalho com Java a 4 anos e com Flex a 2 anos. Como você já deve ter percebido aplicações RIA estão em total ascendencia e é uma boa hora para se estudar
e ganhar din din.

Caso tenha mais duvidas o melhor lugar para voce sanar será em: http://groups.google.com/group/flexdev/; http://groups.google.com.br/group/floripaflex
e varios outros, caso tenha ficado com alguma duvida na pequena explicação acima eh so postar.

[quote]
> Tendo toda sua Interface e sua regra de negocio na aplicação Flex caso, necessite se comunicar com algum BD pode-se fazer isso diretamente pelo Flex, ja que ele oferece suporte a isso.
> Ou fazer o uso de um server back-end como o Java, .Net etc… Normalmente em aplicações é feito o uso de um server side para ter as regras de negocios. [/quote]

Pelo que sei o flex não se comunica diretamente com nenhum banco de dados , sempre tem que usar uma outra linguagem tipo java ou php , a não ser que seja o sqlLite através do AIR trabalhando localmente em uma aplicação standAlone. Poderia entrar em mais detalhes de como o flex acessa o db
Será se já to ultrapassado ?

[quote]
> Tendo toda sua Interface e sua regra de negocio na aplicação Flex caso, necessite se comunicar com algum BD pode-se fazer isso diretamente pelo Flex, ja que ele oferece suporte a isso.
> Ou fazer o uso de um server back-end como o Java, .Net etc… Normalmente em aplicações é feito o uso de um server side para ter as regras de negocios. [/quote]

Pelo que sei o flex não se comunica diretamente com nenhum banco de dados , sempre tem que usar uma outra linguagem tipo java ou php , a não ser que seja o sqlLite através do AIR trabalhando localmente em uma aplicação standAlone. Poderia entrar em mais detalhes de como o flex acessa o db
Será se já to ultrapassado ?

Olá Gesse,

Então olha só, vc NÃO PRECISA de uma linguagem de servidor para acessar o
Banco de Dados diretamente por AS3.
Já existe (há um bom tempo) o ASSQL… veja no link q foi postado em 2007:
http://www.mikechambers.com/blog/2007/05/07/actionscript-3-mysql-libr…

DE qualquer forma é altemente recomendavél fazer do uso de uma linguagem de servidor Java, Php…, e não
fazer tudo diretamente no flex(flash).
O Flex em grandes aplicações é somente como camada de visão.

Agaro te falo, eu particularmente nunca iria usar o ASSQL em uma aplicação,
contudo é sempre bom saber que existe uma segunda forma.

Agora pessoal muito cuidado se for usar assql em uma app web aberta ao público.

Cada dia fico mais impressionado com o flex, obrigado pela dica vai ser muito útil, espero que um dia o flex seja tão bom para acessar banco de dados como o java e o php.
Estou brincando muito com o AIR / sqlLite ultimamente, e tenho tido ótimos resultados , certamente os desenvolvedores não o desenvolveram para criar pequenas aplicações desketop mas ele se presta muito bem para esse fim. Meu intuito e em um futuro não muito distante fazer algo que seja instalado localmente e acesse um banco de dados remeto.

Amigos o futuro é JAVA & Flex

eu uso e nao largo mão.