Duvida faculdade de matemática e pós de CC

Gente sei que isso não tem muito a ver com o fórum mais,
gostaria de saber se eu fizer uma faculdade de matemática,
poderei fazer uma pós de ciências da computação ou Sistemas da informação?
Eu estou fazendo o 3° ano do ensino médio e vou fazer ENEM esse ano
então eu gostaria de juntar as duas coisas que gosto, ser professor e programação/computação,
Não sei bem como é divido o curso de Ciências da Computação,se tem bastante de matemática,
Então gostaria de saber se tem como e se é uma boa escolha?

Oi Kinaouro. Eu fiz 2 anos faculdade de matemática e completei a faculdade informática. Nunca larguei o contato com a matemática: trabalhei em empresas de engenharias, fiz especialização em jogos de computadores e mestrado em computação gráfica, áreas fortemente ligadas a matemática. Tive destaque na área por conhecer bem de estatística e por compreender melhor artigos científicos, que muitas vezes usam linguajar matemático.

O que você quer é possível sim. Fazer faculdade de matemática e depois estudar informática em especializações ou por conta. Mas é um caminho bastante árduo.

Para auxiliar na sua decisão, pense em como você se vê no mercado de trabalho:
a) Você se vê como professor? Nesse caso, a faculdade de matemática é bem indicada. Especialmente se for uma licenciatura. Computador você usaria só por hobby, no matlab ou em ferramentas já prontas. Um professor também frequentemente está ligado a linhas de pesquisa e vai contar muito a habilidade dele de demonstrar teoremas e descobrir nova matemática.

b) Você se vê como consultor de matemática em empresas de engenharia? Nesse caso, procure cursos de matemática industrial, ou engenharia da computação. E existe mestrado em computação científica, matemática computacional, além de vários ramos da física, que complementam a engenharia para quem quer uma enfase bem matemática.

c) Você se vê como programador? Nesse caso, considere com carinho ciências da computação (para trabalhar mais próximo do software) ou engenharia da computação (para ir para o lado do hardware/firmware). Há várias áreas na ciência da computação que se aproximam da matemática: data mining, computação gráfica, simulação física, etc… Sem falar que na faculdade, você pode tentar entrar em olimpíadas de programação, que geralmente envolvem o desenvolvimento de algoritmos bem matemáticos. A dificuldade aqui é que para trabalhar com muita matemática, você deverá se aproximar da indústria e não do comércio (que é o caminho natural). Nesse caso, procure aprender C++ e tentar vagas em industrias de engenharia da sua região (se for no Paraná Siemens, Volvo, Bosh, etc).

No caso de sistemas de informação, só analisando bem o currículo da faculdade em questão. Algumas tem um viés mais relacionados a organização documental, biblioteconomia, ou análise de sistemas, como é o caso da UFPR. Aí, você vai ter um forte embasamento sobre tratamento de dados, e pouco embasamento matemático e de computação, se comparado a ciência. Outras faculdades consideram SI como um curso mais próximo da ciência, e já põe mais matemática no currículo.

E, importante: Não se desespere. Ainda que você erre de opção, sempre é possível trocar de curso ou ênfase.

Acho que vale você dar uma olhada no programa dos cursos de Matemática Aplicada. Se você gosta e se dá bem com números, pode ser uma boa :wink:

1 curtida

Eu assino embaixo de tudo o que o ViniGodoy disse! Principalmente a última frase: [quote]Não se desespere. Ainda que você erre de opção, sempre é possível trocar de curso ou ênfase.[/quote]
Fiz dois anos de SI focado mais para a área de negócios e de projetos do que para a programação em si. Interrompi o curso e entrei num curso de Engenharia da Computação e estou gostando muito. Consegui eliminar muitas matérias que já tinha feito no primeiro curso, mas mesmo assim vou demorar muito mais pra me formar. E por mim tudo bem!

Nada é para sempre! Se achar que fez alguma coisa errada, volta atrás e tenta de novo! E a experiência e o conhecimento adquiridos nesse tempo podem fazer muita diferença pra você um dia.

Abraços!

Boa sorte na sua escolha!