Galera, boa noite, queria uma opinião de vocês, desculpe se estou colocando essa dúvida no local errado.
Atualmente curso SI em uma facu particular, estou no 5º periodo… porem fiz uma prova para transferencia pra universidade federal e passei… mais agora estou com dúvida se devo ou não ir… pq ?
na faculdade particular, concluo o curso no final de 2014… faltando +/- 1 ano e meio…
na faculdade federal, vou perder algumas materias que já fiz, por conta de não bater a quantidades de horas vista e a ementa… o cordenador do curso disse que vou ter que começar no primeiro periodo até que as materias sejam avaliadas para ver o que vou poder eliminar… e por conta disso vou formar mais velho…
com o tempo que vou ter entre intervalo as vezes poderia investir em uma pós graduação, porem na facu federal as vezes posso aprender mais… ou não né… rsrs
o que voce deve fazer quem deve decidir é voce naum deixe estranhos que voce nunca viu te influenciar numa decisao tao grave, converse com seus pais um grande amigo e analise muito bem
Me expressei mal, na verdade não vou tomar decisões em cima do que escreverem aqui, quero apenas que pessoas mais experientes da area me de algumas dicas do que realmente importa…
eu acho que diploma da universidade particular ou publica naum muda muita coisa o que muda é a quantidade de coisas que voce conhece, naum adianta estudar numa universidade conceituadissima e ter se formado empurrando com a barriga que voce é um bom profissional, eu acho que o que importa é o conhecimento e não qual a logo de universidade esta no seu diploma…
Sabe que eu tive uma colega na faculdade que fez isso. Ela trocou quando estava iniciando o 6° semestre de 8. Acabou que ela precisou de 1 anos a mais para se formar. O problema é o currículo diferente entre cada universidade. Algumas matérias ela não pode aproveitar por que a carga horaria da Federal era maior que a da Particular.
Pensa bem. Leve seu histórico até a Federal e peça para ver o que pode ser aproveitado de matérias, para ter uma boa noção do tempo que vai levar para se formar.
Já passei por transferência na faculdade, é extremamente estressante, eu não gostaria de passar por isso d novo! Estou pagando matérias q não bateram com a anterior há 3 períodos (isso sendo q as duas faculdades são integradas com a Unip), na minha opinião transferência é bucha, eu não faria isso a não ser q seja extremamente necessário.
Sobre aprender mais na faculdade federal, não sei se concordo, independente da faculdade vc q tem q correr atrás de aprender, os professores mostram o caminho mas vc q tem q andar! Claro q bons professores ajudam muito, no meu caso a facul q estou atuamente é uma m… mas infelizmente já estou no 7o. período e não vou mudar d novo, mas se vc está satisfeito com sua facul atual, eu aconselharia a terminar onde está.
Cara, eu gosto do meu curso, claro que como todas, tem muitos professores que dexam a desejar… estou preocupado também com a grana, que sempre está curta devido a pagar um absurdo na faculdade… já na faculdade federal não teria esse problema… Tenho alguns amigos na federal, que falam que é mais ou menos assim também, existem professores ruins e bons, porem alguns também só quer ferrar o aluno…
paulohms, fiz mais ou menos isso que disse há dois anos.
Eu estava indo pro 5° semestre na Fatec ai prestei ENEM pra entrar na Federal e passei. Mudei de faculdade, vou demorar mais pra me formar e, mesmo assim, não me arrependo. Não só os professores e a grade, mas a estrutura da Universidade é superior.
Como já fazia uma faculdade pública o que pesou mais pra mim foi:
Localização: a Federal era mais perto e de fácil acesso pra mim tanto do trabalho quanto da minha casa
Diploma: Ao invés de um tecnólogo vou ser engenheiro
São coisas a se avaliar. No seu caso ainda tem a questão da economia.
Não quero dizer com isso que um engenheiro é melhor que um tecnólogo. De forma nenhuma. Mas, pelas grades dos cursos, entende-se que um engenheiro tem uma bagagem maior e mais genérica que um tecnólogo. Enfim, essa não é a discussão tão pouco quero gerar uma nova sobre esse assunto.
Quanto a questão de tempo pra me formar não me incomoda porque eu realmente acho que na fase que estou minha carreira, formação ainda não importa.
Agora, se você tem pressa de se formar, eu não recomendo essa mudança porque o reconhecimento no mercado não é tão diferente quanto se pensa. A propósito, pra que Federal você iria?
Atualmente curso SI na Faculdade politécnica de Uberlândia, estou migrando(pensando) em iniciar na Universidade Federal de Unberlândia, no meu caso para o mesmo curso Bacharelado em Sistemas de informação…
Então acho que você tem que pesar essa questão da distância e da facilidade de acesso pra você na nova Universidade porque isso pode ter um valor expressivo de influência no estresse dessa mudança. Fator que vai ser somado com a mudança de ambiente, de pessoas (professores e alunos), metodologia usada em aula etc. Pense bem! Pra mim a mudança valeu a pena, mas conheço gente que se arrependeu.
Voltando ao assunto do reconhecimento, eu acho que o nome da faculdade pode ajudar bastante pra quem ainda não ingressou no mercado. Pra quem já tem experiência acho que não interfere tanto.
[quote=paulohms]Cara, eu gosto do meu curso, claro que como todas, tem muitos professores que dexam a desejar… estou preocupado também com a grana, que sempre está curta devido a pagar um absurdo na faculdade… já na faculdade federal não teria esse problema… Tenho alguns amigos na federal, que falam que é mais ou menos assim também, existem professores ruins e bons, porem alguns também só quer ferrar o aluno…
fabiocortolan, para você não compesou então ?[/quote]
No meu caso não tive muita escolha, estudava em Goiânia e mudei para Itapira/SP, por isso tive q transferir, mas realmente não compensou, além das matérias q fiquei devendo a faculdade q estou atualmente é muito inferior a q eu estudava!