Duvida fazer inserte usando o typedquery

Galera estou na dúvida não sei como fazer um insert usando o typedquery do jpa

Estou fazendo um projeto ejb só que eu tenho que persistir os dados.

a dúvida é a seguinte tenho um metodo:

por exemplo para select:

public List<Reserva> buscaPorNomeCliente(String nome) { TypedQuery<Reserva> query = em.createQuery("from Reserva r where r.cliente.nome like :nome",Reserva.class); query.setParameter("nome", "%"+nome+"%"); return query.getResultList();

e tenho que fazer agora este para inserir dados na tabela de estoque, levando em conta que os campos que eu tenho são:

cod_produto
descricao
quantidade
preco
campanha_promocional

[code]@Override
public void adicionarProduto(ProdutoEntityBean produtoEntityBean) {

}[/code]

se vocês puderem me dar uma mão eu agradeço.

mais uma coisa antes que me perguntem. eu uso o oracle

entityManager.persist(ENTITY);

Esse é o modo politicamente correto de persistir usando JPA. [=

não sei se entendi mas ficaria assim:

[quote=carmipa]não sei se entendi mas ficaria assim:

TypedQuery <ProdutoEntityBean> query = em.persist(produtoEntityBean.class);[/quote]Não não precisa fazer query para persistir com JPA.

O próprio entityManager.persit(ENTIDADE) já cria o INSERT para vc.

Desculpa a bobeira entendi valeu mas só mais uma pergunta eu consigo fazer a mesma coisa com as outras funções do sql do tipo:

select, update e delete.

Problema resolvido

[quote=carmipa]Desculpa a bobeira entendi valeu mas só mais uma pergunta eu consigo fazer a mesma coisa com as outras funções do sql do tipo:

select, update e delete.

[/quote]Sim. [=