Dúvida formulario em JSP e servlet

12 respostas
viniciusfaleiro

Galera… to fazendo minha primeira página web e eis q surge a aseguinte duvida:

Criei meu banco no Mysql e o netbeans mapeou a entidade pra mim (utilizo hibernate)!

Criei um formulário que tem todos os campos relacionado a esse bean (nome…endereco…bla bla bla)…

Minha dúvida é a seguinte… como eu faco pra qdo o cara preencher os campos eu inserir esse cara no banco???

Eu tenho q dar um POST no formulário e sair pegando cada variável em um servlet e lá definir as propriedades na minha entidade depois inserir pelo hibernate??? Ou eu tenho como mandar a entidade direto pelo post??? Ou eu to fazendo tudo errado?? ahauhauha… vlw

12 Respostas

rsantik

manda as informações através do POST, sair pegando cada variável em um servlet e lá definir as propriedades na minha entidade (NÃO ESQUECE DE VALIDAR TODOS AS INFORMAÇÕES QUE VOCÊ PEGOU NO SERVLET) depois inserir pelo hibernate no banco de dados.

eu trabalho assim… lógico que há variações dependendo do problema

Essa concepção de trabalho: Formulário no JSP >>>>> SERVLET>>>>>Classe com propriedades chama-se: MVC
o formulário jsp(View) comunica-se com o servlet(Controlador) e este comunica-se com a classe com propriedades(Model)…
Na verdade o servlet faz a ponte entre o jsp e a classe com as propriedades… Model View Controler(MVC)…e finaliza com a inserção no banco de dados…que pode ser hibernate, jdbc e etc…

Dá uma pesquisada no google sobre padrões MVC

Abraços.

viniciusfaleiro

Aa sim… eu trabalho com um modelo mto parecido com SWING e conheço os conceitos do MVC… soh nao sabia por onde comecar!! hehehe… Mas pra usar o MVC não tem que usar o framework do SPRING??? OU pra q isso serve?

wilds87

não não… lê um pouco de MVC pq nessa tu passou longe!!!

é tipo assim: vizualização - controle de dados/regras de negocio - interação com o banco de dados
e isso é idependente de plataforma!

wilds87

MVC serve para padronizar transações dividindo-as em partes distintas e tambem para facilitar a manutenção.

viniciusfaleiro

Foi pra mim isso???

Pq se sim eu li bastante pra entender q o SWING não trabalha com MVC… eh um modelo meio parecedo qdo vc usa MODEL… Actionlistener e Interface… Más pelo que li não tem nada a ver mesmo… agora como funciona na web eu n sei mesmo… comecei hj…

wilds87

To falando de web…

viniciusfaleiro

Wilds… o conceito da primeira resposta é baseado em MVC mesmo??? JSP -> Servlet -> BD??? Ou tem q usar aquele framework mesmo??? No fim das contas não entendi o q ta certo e o q ta errado nas respotas ai

R

concordo com oq o wilds falo :slight_smile:
da uma lida em padrao MVC que vai facilitar pra vc!
abraco

ccefetpb

O que voce esta fazendo é o correto o padrão MVC é usado para que a interface ( VIEW ) não “converse” diretamente com a camada de dados ( MODELO ) logo pros dados chegarem no hibernate eles precisam passar por uma camada intermediaria ( CONTROLADOR ) , no seu caso essa camada intermediaria são os Servlets , dessa forma os servlets podem validar os dados e a classe que salva no banco não vai se preocupar com isso.
È interessante que a camada do servlet poderia sim ser retirada , mas isso iria contra as boas praticas de programação OO .
Entao simplesmente continue a fazer como voce esta fazendo e vai estar certo e bem feito.

viniciusfaleiro

Isso q eu queria ouvir!! hahaha… vlw garoto!

R

voce sabe trabalhar com struts, jsf ou JBoss?

viniciusfaleiro

Xiii rafa… comecei hj… num manjo

Criado 29 de outubro de 2009
Ultima resposta 29 de out. de 2009
Respostas 12
Participantes 5