Já programo em Java a algum tempo, mas nunca tinha trabalhado como freelancer. Essa semana surgiu uma oportunidade pra mim, mas estou com algumas dúvidas:
Vou programar para outro cara, ele que entrou em contato com o cliente e apenas passou pra mim o que eu preciso programar. Ele diz que paga por hora trabalhada e que só vou receber no final. Quando perguntei se eu ia assinar algum contrato, ele disse que não que cuidaria de toda essa parte, pois é ele que vai ter contato com o cliente.
Minha dúvida: devo fazer um contrato meu com esse cara para garantir que receberei algo? E para fazer o contrato, basta redigí-lo ou é necessário registrar em cartório ou algo do tipo?
Você poderia só entregar o trabalho realizado mediante ao pagamento referente ao mesmo.
Anime
O contrato é o unico jeito de vc garantir o negocio…sem contrato ele pode desistir…
Tem que estabelecer tudo que será feito de sua parte,quanto vai ser cobrado,qual será a forma de pagamento,prazo para a entrega,etc.
Quanto a registrar,sinceramente não sei se ha necessidade.
renzonuccitelli
Só receber no final eu nunca aceitei pra Freela. O que eu faço é fechar o valor hora e receber toda semana. Se o cara não gostar do ritmo de desenvolvimento, fica livre para tocar o projeto com outro e também não corro o risco de não receber ao final. Lógico que isso depende de sua relação com a pessoa, mas fica a minha dica. E mesmo qdo um contrato é firmado, é praxe vc já pegar 30% do valor no começo do projeto. Alias, pegar um sinal é praxe em qualquer ramo de produção de qq coisa. Peça a um marceneiro para te fazer uma peça e veja se ele começa a trabalhar sem receber nada.
[]s
C
CloudStrife
Muito obrigado, pessoal.
Então vou procurar alguns modelos de contratos para fazer um contrato com ele, e se o cliente realmente aceitar o projeto dele, eu peço 30% de adiantamento. Não conheço esse cara, ele me procurou na faculdade para desenvolver isso pra ele.
Se alguém tiver um bom modelo de contrato para eu fazer as modificações de acordo com o que eu vou fazer, por favor, poste aqui.
Se ele disser que o cliente só vai pagar no final, infelizmente acho que vou deixar essa oportunidade pra lá… mesmo que no contrato dele diga que no caso de desistência o cliente ainda tenha que pagar algo.
renzonuccitelli
Se for contrato, eu aconselho a só entregar o fonte quando tiver com dinheiro na mão. Mostrar o projeto no seu comp e pronto. Isso pq um em caso de quebra de contrato por não pagamento, vc tem dinheiro para investir no advogado? Sabe se a pessoa possui recursos pra te pagar?.
Por isso prefiro o pagamento semanal, assim vc nem a outra parte assumem um compromisso fechado, que dificulta em caso de uma das partes não querer trabalhar no projeto quando estiver em andamento. Assim vc trabalha no estilo de Scrum, entregando sempre um produto ao final de uma interação, podendo para de desenvolver se for seu desejo ou do cliente.
D
Daniel_MV
Cheiro de furada no ar.
Anime
rsrs…vc está precisando viajar mesmo…
C
CloudStrife
Daniel_MV, também pensei nisso, por isso que estou procurando ajuda aqui. Poxa, será que tive o azar da minha primeira oportunidade ser cilada?
Vou procurar saber mais sobre esse cara, não quero problemas. No caso de precisar de um advogado, eu conheço um sim, que já trabalha á muito tempo com isso, o cara entende bastante.
renzonuccitelli
CloudStrife:
Daniel_MV, também pensei nisso, por isso que estou procurando ajuda aqui. Poxa, será que tive o azar da minha primeira oportunidade ser cilada?
Vou procurar saber mais sobre esse cara, não quero problemas. No caso de precisar de um advogado, eu conheço um sim, que já trabalha á muito tempo com isso, o cara entende bastante.
O Problema é que o caldo as vezes sai mais caro que o Peixe. As vezes o pagamento do advogado sai mais caro que o que vc tem pra receber. Eu nunca trabalhei e nunca quis trabalhar com contrato, então sempre fiz o esquema semanal. Se o cara ficar sem pagar, é no máximo uma semana, o que é plenamente contornável. Agora se vc for empregar uns 3 meses para mais de trabalho, fica complicado. E mesmo que vc só entregue o fonte se receber, e se o cara não pagar? Vc tem como vender o software para outra pessoa? Se sim, blz. Caso contrário, eu não faria.
Alias, eu prefiro vender software como serviço (SaaS). Assim vc faz do jeito que quer, no tempo que quiser e seus clintes pagam enquanto usam.
[]s
Anime
CloudStrife:
afff…já vi esse filme ou melhor fui a protagonista… :roll:
renzonuccitelli
Anime:
CloudStrife:
Vc foi vítima ou algoz? :twisted:
Anime
renzonuccitelli:
Vc foi vítima ou algoz? :twisted:
Vítima… :oops:
C
CloudStrife
E o pior é que o cara também e freelancer… ao invés de passar o projeto para outro, só está oferecendo uma porcentagem pelo desenvolvimento. Pelo que entendi ele só vai cuidar de contratos e entrevistas com o cliente. Isso é normal? Freelancers geralmente fazem isso?
D
Daniel_MV
Anime:
CloudStrife:
Eu também, meu primeiro e único freela tomei um calote de 300 reais por 5 páginas de HTML,
O primeiro freela a gente nunca esquece rs. Eu tratei logo de esquecer essa vida, só faria hoje se fosse algo muito interessante mesmo, rentável, e com pessoas de confiança, ou seja, mais fácil o papai noel trazer o autorama que to esperando faz uns 20 anos.
Flavio_machine
Cara ja fiz uns trabalhinhos pra uns caras e eles nao me pagaram, claro que isso vai de pessoa pra pessoa.
Sobre o contrato acho que depende do valor, e contrato nao vai obrigar o cara pagar se realmente ele nao for pagar.
Aco que o esquema é vc dar uma desculpa pra ele falar que ta precisando de grana e se nao da pra ele ir te pagando aos poucos ai vc vai fazendo e ele vai te pagando.
maior_abandonado
separe por módulos/funcionalidades… tipo o software tem por exemplo 10 módulos:
ok, especifique um valor que vai cobrar por cada módulo, e só o entregue mediante pagamento…
eu digo isso por que pagar por horas trabalhadas a pessoa pode não querer e olhar torto com medo de você fazer corpo mole, sendo que assim é mais facil de você vender seu peixe…
C
CloudStrife
O problema é que eu não tenho escolha, praticamente. O cara disse que só paga assim, eu vou desenvolver o sistema e levar apenas uma porcentagem. O maior problema é que eu não estou trabalhando para um cliente, mas sim para um freelancer. E outra coisa estranha é que eu falei que ia desenvolver em 90 dias e ele fez o orçamento em cima de 80 e 8 horas por dia ele está contando 6… E o valor total do orçamento é o meu pagamento, ou seja, eu vou receber apenas uma porcentagem de tudo o que eu vou fazer.
Vale á pena isso só por reconhecimento? Se isso for normal para freelancers eu passo até a aceitar, porque quero trabalhar como freela, mas se o cara está se aproveitando da minha inexperiência é vacilo…
D
Daniel_MV
Amigo deixa esse freela pra lá que pelo que vc já descreveu até agora dá para ver que é cilada.
O cara tá quarteirizando o serviço e sem ser flexível. O mínimo que se exige em um freela é flexibilidade, quebra o meu que eu quebro o seu. SE o cara tá querendo mandar na bagaça e decidir do jeito que ele quer que funcione, então ele que contrate um consultor profissional.
renzonuccitelli
Daniel_MV:
Amigo deixa esse freela pra lá que pelo que vc já descreveu até agora dá para ver que é cilada.
O cara tá quarteirizando o serviço e sem ser flexível. O mínimo que se exige em um freela é flexibilidade, quebra o meu que eu quebro o seu. SE o cara tá querendo mandar na bagaça e decidir do jeito que ele quer que funcione, então ele que contrate um consultor profissional.
++
C
CloudStrife
É pessoal, acho que não vai ser dessa vez que vou ter o meu primeiro freela.
Obrigadão pelas dicas! Vou procurar meus próprios clientes, ou trabalhar com alguém que não desvalorize mto o meu trabalho.
M
matarra1000
CloudStrife:
É pessoal, acho que não vai ser dessa vez que vou ter o meu primeiro freela.
Obrigadão pelas dicas! Vou procurar meus próprios clientes, ou trabalhar com alguém que não desvalorize mto o meu trabalho.
Que não desvalorize mto não, que não desvalorize NADA do se trabalho, já recusei mts freelas iditotas como esse.
Os caras inventam mil e uma maneiras de tentar te engambelar, muito cuidado!
É por esses caras q aceitam essas malandragens é q nossa profissão ta cada vez mais desvalorizada…
E não existe isso de reputação, sua reputação tem de ser o seu trabalho e não o quanto vc cobra.
Cobre e cobre caro! Claro, mas por um trabalho bem feito.
Ironlynx
Também fui um que tomou um calote no meu primeiro freela.
Minha dica é JAMAIS desanimar!Eu nunca fui CLT, e já são vários anos assim…
CloudStrife, aprenda a nunca desanimar, e muito importante(e ás vezes muito difícil quando se é um nerd…): mantenha uma BOA rede de contatos.
Anime
Ironlynx:
CloudStrife, aprenda a nunca desanimar, e muito importante(e ás vezes muito difícil quando se é um nerd…): mantenha uma BOA rede de contatos.
Legal…pretendo ficar como freela mesmo…Bem mais facil,apesar dos pesares…
C
CloudStrife
Ironlynx:
Valeu pelo incentivo. Realmente é difícil não desanimar, mas vou fazer o possível pra conseguir trabalhar como freela. O cara pode até ficar com raiva de mim, pois ele acha a proposta dele maravilhosa, mas acho que foi tudo pra me enganar, percebendo que eu era inexperiente. Felizmente não estou precisando urgente dessa grana, então vou aproveitar o tempo que tenho para procurar algo melhor. E já fica como alerta para mim e para todos os que futuramente visitarem este tópico que esse tipo de coisa é furada. Andei conversando com outras pessoas também e pelo que vi um sistema web tipo o que eu ia fazer vale muito mais do que eu ia receber.
Sem contar que depois ele poderia vender o meu sistema para vários outros estabelecimentos e eu não ficar sabendo de nada. Se ele fosse comprar pelo menos… :x