Bom pessoal estou com uma dúvida em coletor de lixo, por exemplo, seu eu tiver uma classe A e B relacionadas da seguinte forma:
publicclassA{BbDeA=newB();}classB{AaDeB=newA();}publicclassTestIlhas{publicstaticvoidmain(String[]args){Aa=newA();Bb=newB();b.aDeB=a;a=null;//linha 1// mais codigo}}
A minha pergunta é, o objeto referenicado por a vai estar elegível para o gargabe colector quando a linha 1 for executada? o fato do objeto a ter uma referência a um objeto b, no caso “aDeB” influencia em algo?
Segundo a teoria do garbage collector, sim. Após a linha marcada como linha 1 ser executada, todas as threads que referenciavem o objeto a deixam de fazê-lo. O que existe, ainda, é um objeto cópia de a, na variável aDeB.
L
leulseixas
Ele ainda continua com uma referencia
Aa=newA();Bb=newB();b.aDeB=a;// aqui vc estaria recebendo uma nova referenia ao Objeto A e deixando a antiga referencia um candidato ao GB
a = null; //linha 1
// agora aqui vc ainda tem essa referencia na variavel de B
Bom, se fosse o objeto b, ou seja b tem uma refereência ao objeto “a”, mais agora foi marcado como null, ele também iria ser elegível, desculpe a insistência.
publicclassA{BbDeA=newB();}classB{AaDeB=newA();}publicclassTestIlhas{publicstaticvoidmain(String[]args){Aa=newA();Bb=newB();b.aDeB=a;b=null;//linha 1 // mais codigo }}
ribclauport
drsmachado, por favor, me responda uma coisa, o fato desta linha existir:
b.aDeB=a;
não faz com que a referência aDeB, aponte para o objeto “a”, fazendo com que o mesmo deixe de ser elegível ao Garbage?
bom a outra dúvida também que postei acima é no caso de ser setado uma variavel null, porém esta variável aponta para um objeto que tem uma referência internamente que ainda esta “viva”
Aa=newA();Bb=newB();b.aDeB=a;b=null;//linha 1
O fato de b ter um “aDeB”, não impede que ele seja elegível?
Descupem a confusão.
L
leulseixas
Então,
Se na memoria stack uma variavel de referencia apontando para a memoria heap vc ainda tem o objeto
b.aDeB = a; //por causa dessa linha o objeto a ainda existe
a = null; // vc perde 1 referencia mais não a outra
agora nesse segundo exemplo
b = null //ele passa a não ter mais uma referencia na memoria stack então assim ele é um forte candidato ao GB
ribclauport
leulseixas, Obrigado pela explicação, a dúvida era mesma quanto a variável interna de b, ou seja b esta null, mais dentro de b tinha uma outra variável…
Valeu.
L
leulseixas
ribclauport:
leulseixas, Obrigado pela explicação, a dúvida era mesma quanto a variável interna de b, ou seja b esta null, mais dentro de b tinha uma outra variável…
Valeu.
Opa, bem essa pergunta foi boa para dar um no na cabeça mesmo rsrsrs,
mais por 99,9% de certeza acho que o objeto a pode ser um forte candidato,
como vc falou o objeto b tem uma variavel que aponta para o objeto a
quando b for coletado nada mais aponta para a então a morre tbm.
De verdade vou dar uma estudada sobre isso mais acho que seria assim.
ViniGodoy
Lembre-se que objetos (e seus atributos) só existem no heap, nunca no Stack.
Apenas as referências e tipos primitivos podem existir no stack.
B.aDeB é uma referência, mas como é um atributo de um objeto, existe no heap.
Portanto, assim que B se torna elegível, B é coletado.
A não será coletado, pois existe a variável a, no stack (criada na linha 12). O que ocorre com A é que simplesmente seu contador de referências será decrementado, pois agora não há mais a referência de aDeb. A se torna elegível assim que a variável “a” ficar nula.
rmendes08
leulseixas:
ribclauport:
Valeu.
Um jeito simples de enunciar a regra é o seguinte:
“Um objeto é elegível para coleta de lixo quando ele NÃO é alcançável a partir da pilha de alguma thread em execução”.
Nesses casos, a melhor maneira de enxergar isso é tentar desenhar o grafo das referências, caso você consiga navegar até um objeto partindo da pilha esse objeto não é elegível para GC.
ribclauport
Obrigado Viny e rmendes08, pelas ótimas explicações.
Viny, por favor, tenho uma dúvida antiga quanto a isto:
Posso fazer a afirmação abaixo conforme a interpretação do seu texto?
aDeB, é uma referência a um objeto que está no heap, então aDeB(referência) está no Stack.
Obrigado.
ViniGodoy
No Java, o stack tem apenas variáveis locais primitivas e referências, criadas na forma de variáveis locais.
aDeB é um atributo de um objeto, e não uma variável local, portanto, está no heap.
Você programava em C++?
L
leulseixas
rmendes08:
leulseixas:
ribclauport:
Valeu.
Um jeito simples de enunciar a regra é o seguinte:
“Um objeto é elegível para coleta de lixo quando ele NÃO é alcançável a partir da pilha de alguma thread em execução”.
Nesses casos, a melhor maneira de enxergar isso é tentar desenhar o grafo das referências, caso você consiga navegar até um objeto partindo da pilha esse objeto não é elegível para GC.
opa vlw então fui nessa linha de pensamento.
Valeu!!!
ribclauport
Viny, eu não progamava em C++,
na verdade a dúvida é realmente em função da “instanciação” e da referência, no caso o lado direito e esquerdo da linha abaixo
publicclassA{BbDeA=newB();// aqui tem uma referência chamada bDeA, e para onde vai esse "bDeA", o new B(), criou um objeto no heap, mas e o "bDeA"}
bom deixei bem redundante para realmente configurar a dúvida, este “tipo” bDeA, vai para onde?
Sei que existe o objeto B no heap, já que foi dado um “new”, mas e a referência chamada “bDeA”, tá onde?
Obrigado Viny, e desculpe a ignorância.
L
leulseixas
ViniGodoy:
Lembre-se que objetos (e seus atributos) só existem no heap, nunca no Stack.
Apenas as referências e tipos primitivos podem existir no stack.
B.aDeB é uma referência, mas como é um atributo de um objeto, existe no heap.
Portanto, assim que B se torna elegível, B é coletado.
A não será coletado, pois existe a variável a, no stack (criada na linha 12). O que ocorre com A é que simplesmente seu contador de referências será decrementado, pois agora não há mais a referência de aDeb. A se torna elegível assim que a variável “a” ficar nula.
Sim foi o que falei mais isso seguindo o segundo exemplo,
No primeiro exemplo b não recebia null então o objeto no heap não seria coletado pela referencia da variavel do b que recebeu a copia de da referencia de a