Duvida geral sobre Model e Controller

Boa tarde fiz alguns curso onlines sobre ruby on rails, e em todos eles dizem que é importante que minhas regras de negocio fique no model pois é essa a convenção porem não conseguir cria uma simples soma de dois valores no model e retornar para uma variável no controller e exibir na view.

auguem tem uma material ou video que possa me ajudar a entender como crio uma meus calculos, ifs, etc… no model e faça o controller receber o resultado para imprimir na view?

Desde já agradeço

Mas a sua duvida é de como aplicar o MVC no Ruby especificamente ou como o MVC funciona?

sim e não, minha duvida é como fazer a conversa entre a model e a view por exemplo cria de forma fácil uma variável no meu controller e exibo o valor dela de forma simples na view como se os dois fossem a mesma coisa (apesar de não ser) se eu pegar o valor x da tabela e somar com valor y definido por mim só é acrescentar em uma variável e chamar na view com o <%=@variável%> pronto estou vendo meu resultado já no model se faço a mesma coisa não consigo ver nada. em tão minha duvida e como fazer a mesma coisa no meu model

já li toda a apostila da caelum e nela não vi a resolução da minha duvida, obrigado!

Estranho uma apostila da Caelum sobre Ruby on Rails não mostrar essa parte que é a principal em uma ferramenta que segue MVC. Tem vários capitulos lá no menu, mas se realmente não existe, veja o exemplo abaixo, que é mais direto e segue o fluxo básico entre model, controller e view: https://we.riseup.net/rails/basic-crudy-mvc

1 curtida

não tem nada com relação a calculo ou tratativa de variáveis retornado os resultados na view apenas configurações de relacionamento e validação de formulário

Esse último tutorial deu uma luz? Ali vi que ele retorna dados do Model para a View através da Controller.

deu sim mas ainda estou vendo aqui, obrigado.