Olá Pessoal!
A única maneira de colocar objetos no freedesing é através da paleta, ou tem como digitar (e deixar bem organizado) através do código?
Se sim, passa-me um exemplo…
vlw!
Olá Pessoal!
A única maneira de colocar objetos no freedesing é através da paleta, ou tem como digitar (e deixar bem organizado) através do código?
Se sim, passa-me um exemplo…
vlw!
“Free Design” no NetBeans usa um gerenciador de layout chamado “GroupLayout”. Conforme você deve ter visto, o código gerado pelo NetBeans é “ligeiramente” impossível de escrever à mão. Eu sou mais tradicionalista e uso uma de duas abordagens:
a) Usando o Eclipse Visual Editor e editando o código para usar o gerenciador MigLayout;
b) Se precisar ainda continuar a usar o NetBeans (por conta de outras comodidades), se eu sei que a resolução nunca vai ser alterada (por exemplo, digamos que foi especificado que a tela é full-screen e a resolução será fixa em 1024 x 768, um requisito comum quando se usam “kiosks”), então pode usar o velho Null Layout (ou Absolute Layout, que é mais ou menos a mesma coisa).
Ouvi falar de gente que usa o Jigloo (um plugin do Eclipse) para evitar esses problemas do NetBeans, parece que dá para você escrever programas que usam GroupLayout e outrosl layouts sem ter de “brigar” com o editor gráfico, que é o que ocorre com o NetBeans (onde se você mexer só um campinho de uma tela acaba bagunçando tudo
)
Mas, por exemplo, eu tenho lá o meu formulário, praticamente pronto que fiz no netbeans arrastando objetos
da paleta pro jframe, aí quero adicionar uma tabela, por exemplo, via código, isso é possível? como faço?
Você pode, por exemplo, deixar um “buraco” para esse JTable, por exemplo - ou seja, deixe criado um JScrollPane nesse formulário, e em tempo de execução, adicione o JTable. Na verdade eu acrescentaria também o JTable, mas em tempo de execuçaõ é que ajustaria o TableModel (não use o do Netbeans que é fria).