[DUVIDA] GWT e EJB

11 respostas
N

Olá.
Sou noob em GWT e EJB, por isso gostaria que vocês opinassem.

Estou querendo fazer em meu TCC uma integração entre GWT e EJB. Funcionaria assim: interface do usuário com o GWT e o lado servidor do GWT (que é muito limitado) usaria serviços que eu disponibilizaria via EJB. O EJB conteria toda a regra de negócio, acesso ao banco, etc.

O GWT, pelo que li na net e pelas minhas tentativas, não acessa bancos de dados. Então minha aplicação vai precisar de algo que acesse e disponibilize uma interface (serviços web) para ser usada pelo GWT. Eu faria isso com EJB rodando em um glassfish.

Isso faz sentido para vocês? Ou estou fazendo besteira?

Desde já, obrigado a todos.

11 Respostas

lucasmurata

nessa caso voce precisa ter mais uma camada que vai ligar o GWT (view) com EJB.

Voce pode usar Servlets 3, que agora com JEE6 voce pode injetar referencia a um EJB diretamente no Servlet com @EJB.

aí é so usar.

A

Curiosidade, GWT não foi descontinuado?

ederfreitas

Não existem limitações na camada de servidor, contanto que você esteja usando um servidor de aplicação J2EE e que o retorno de seus métodos sejam objetos serializáveis não haverá problemas, para tal, basta adicionar as Libs do JBoss em seu projeto, precisei disso e funcionou, para exportar sua aplicação como WAR aconselho seguir este tutorial, http://blog.elitecoderz.net/gwt-and-tomcat-create-war-using-eclipse-to-deploy-war-on-tomcat/2009/12/

Até onde sei o GWT continua firme e forte, se não me falha a memória quem foi descontinuado foi o GWT-EXT.

A

“Lado servidor” limitado???

O GWT nunca foi concebido para o “lado servidor” e continua firme e forte, principalmente para projetos SaaS!!!

Utilize o novo recurso de RequestFactory ao invés de EJBs.

http://code.google.com/webtoolkit/doc/latest/DevGuideRequestFactory.html

Vc tb não precisa do Glassfish. Utilize Tomcat ou Jetty.

A

Aliás,

na minha modesta opinião, hoje o GWT dá um pau em JSF e em qualquer outra coisa que se proponha a ser um framework de desenvolvimento web.

N

andre_salvati:

O GWT nunca foi concebido para o “lado servidor” e continua firme e forte, principalmente para projetos SaaS!!!

Obrigado a todos pelas dicas.
Quanto ao lado servidor limitado, eu me refiro a parte do GWT que disponibiliza métodos. Tipo, a view chama métodos no server side (o gwt tem isso). Só que esse server side não conhece muitas classes, como o Calendar, por exemplo (se bem me lembro).

A

NeRdE:
andre_salvati:

Quanto ao lado servidor limitado, eu me refiro a parte do GWT que disponibiliza métodos. Tipo, a view chama métodos no server side (o gwt tem isso). Só que esse server side não conhece muitas classes, como o Calendar, por exemplo (se bem me lembro).

É o contrário. Nem todos os recursos da JDK estão disponíveis no client.

Enfim, se precisar de algumas aulas/suporte em GWT, estamos aí… :slight_smile:

N

andre_salvati:
NeRdE:
andre_salvati:

É o contrário. Nem todos os recursos da JDK estão disponíveis no client.

Enfim, se precisar de algumas aulas/suporte em GWT, estamos aí… :slight_smile:

Não foi exatamente isso que eu entendi mexendo. Eu mexi pouco, posso ter me confundido, mas entendi que:

• O lado View (que renderiza a página) não conhece NADA que não possa ser convertido em javascript ou html;
  • O “lado que disponibiliza métodos” (não sei como chamar esse lado hehe, mas eh aquele que implementa a interface de serviço e disponibiliza métodos) conhece mais coisas, mas ainda não tudo também.

E por isso eu pensava em disponibilizar em EJB meus serviços. Vou dar uma estudada nas dicas, obrigado.

N

Agora estou precisando fazer um lookup a partir do GWT. Tentei usar o InitialContext, mas dá esse erro:

javax.naming.InitialContext is not supported by Google App Engine’s Java runtime environment

Sabem como resolver ou contornar?

Obrigado

ederfreitas

Você está usando uma especificação J2EE não suportada pelo App Engine, se quiser implementá-la terá que usar um sevidor de aplicação que suporte-a.

N

Você está usando uma especificação J2EE não suportada pelo App Engine, se quiser implementá-la terá que usar um sevidor de aplicação que suporte-a.

Certo, obrigado pela resposta.

Mas como eu faço isso?

Criado 2 de agosto de 2011
Ultima resposta 18 de ago. de 2011
Respostas 11
Participantes 5