dúvida habilitar/desabilitar menus em java

2 respostas
D

oi pessoal eu sou iniciante em java e estou “criando” meus primeiros códigos ,eu estou fazendo um exercício onde tenho que criar um programa igual ao bloco de notas , e estou com duas dúvidas ,

1º)para a ação do menu “excluir” eu estou usando o seguinte método,está dando certo mas não sei se é correto:

public void deletar(){ if (texto.getText() != null) { texto.replaceSelection(""); }

esta é realmente a maneira correta de se fazer , porque eu pesquisei e não encontre uma função única como para copiar “copy()” e recortar “cut()”.

2º)como eu faço para desabilitar um menu quando este não for utilizável , por exemplo desabilitar o menu “recortar” quando não estiver nenhuma “string” selecionada.

eu dei uma olhada aqui no forum e vi as funções " Menu.setVisible(false)" e " Menu.setEnabled(false)" , mas eu queria algo semelhante ao notepad do windows , queria q o menu ficasse presente mas só não “clicável” que ele fosse liberado quando a condição fosse verdadeira.

espero que eu tenha conseguido me expressar bem …

Desde já agradeço.

:smiley:

2 Respostas

LG11

1 pergunta:
para o copy vc pode criar uma variável String (privada). e criar um evento para que sempre que vc clicar no botão copy*… ele irá armazenar o dado selecionado na variável.

ja para recortar irá fazer o mesmo, mas alem de copiar para a variavel privada, vc irá apagar o que está escrito.
não sei se entendi bem a sua primeira pergunta, mas se for isso existe “ctrl+c” e “ctrl+v”, más, como eh exercício… isso deve ser obrigatório colocar neh!?

2 pergunta:
faça uma logica.

1. crie um Boolean para definir quando ele vai estar disponivel.
  2. use apenas o “setEnabled()” para habilita-lo e desabilita-lo.
  3. crie uma logica para:
    se o bolean for true, então o seu menu será habilitado.
    se o bollean for false, então o seu menu será desabilitado.

so que no seu caso… vc terá de criar um evento para quando o texto for selecionado. como eu ainda não mexi com evento de texto… acredito que vc ira usar TextListener ou TextEvent para tratar a seleção.

Espero ter ajudo.

D

realmente obrigado pela ajuda , pior que é obrigatório eu tinha que fazer os menus mesmo , mas eu vou tentar fazer aqui em casa…

caso eu consiga ou qualquer dúvida eu posto novamente . :slight_smile:

Criado 9 de março de 2008
Ultima resposta 11 de mar. de 2008
Respostas 2
Participantes 2