dúvida Hibernate

2 respostas
P

Olá pessoal,

Estou começando com o Hibernate e tenho uma dúvida. Entendo que o Hibernate pode gerar as tabelas para mim, conforme o mapeamento que eu fizer (seja através de arquivos .hbm.xml ou então annotations). Em uma aplicação tipo loja virtual, eu pretendo modelar as classes/entities de forma que ao gerar as tabelas no banco o Hibernate faça algo assim:

____________________           __________________
|     PEDIDOS       |         |   ITENS_PEDIDOS  |
--------------------   1   N   ------------------
| *IdPedido (PK)    | <-----> | *IdPedido (FK)   |
|  demais atributos |         | *Núm. do pedido  |
|___________________|         | demais atributos |
                              |__________________|

isto é, na tabela ITENS_PEDIDOS a chave seja uma chave composta (pela combinação da FK e o número de cada item do pedido), sem necessidade de uma PK própria.

Alguém sabe qual mapeamento exatamente eu devo fazer para que o Hibernate gere essas tabelas?

Ou será que estou fazendo a modelagem errado, e deveria acrescentar uma chave primária em ITENS_PEDIDOS, como se faz com toda entity?

2 Respostas

R

O link abaixo deve ser útil:

http://www.guj.com.br/java/98735-hibernate—composite-id

No mais, não há uma modelagem “correta”. Você vai conseguir o resultado desejado tanto com uma chave composta quanto com uma chave simples. Porém, é mais fácil trabalhar com o Hibernate quando você usa uma chave simples. Eu recomendo trabalhar com chave simples, nesse caso a tabela ITENS_PEDIDOS teria uma chave primária auto-numerada, uma chave estrangeira apontando para a tabela PEDIDOS e um campo de número seqüencial representando o número do item dentro do pedido de interesse. Se escolher trabalhar com chave composta, não se esqueça de criar uma classe para modelar a chave composta, OK?

newbcc

Olá,