Duvida Hibernate

Pessoal estou desenvolvendo um sisteminha aqui na vdd o 1 em java. e estou utilizando Vraptor + Hibernate ;

bom minha duvida tenho uma tabela cliente onde nela tenho as chaves estrangeiras, tipocliente, segmento, idusuario…

ja tenho os modelos prontos porem como relacionar isso no hibernate??

abaixo envio a imagem do BD …


Nas suas classes de cliente você usa anotações relacionamento o seu modelo no banco de dados.

Por exemplo na sua tela

Clientes, você cria uma classe Clientes e a anotaria assim mais ou menos

@Entity
public class Clientes{
   @Id
  private Long idClientes;
  @Column
  private String telefone;
  @Column
  private String fax;
  @ManytoOne
  private UsuarioSistema usuarioSistema;
  @ManytoOne 
  private Segmento segmento;
  @OnetoMany
  private List<HistoricoContatos> historicoContatos;
}

Ainda faltam campos e poderia se colocar mais qualificações nessas anotações, mas fica mais ou menos assim.

na vdd so pra mim enteder aqui se usar @ManytoOne ele funciona como se fosse um join he isso?

obg!

Você está relacionando as tabelas, só que você não diz a fk, você diz a outra classe com a qual ele se relaciona, dependendo da multiplicadade é claro.

Deu certinho minha tabela ainda me restou as duvidas do tipo d emapeamento ManytoMany , OneToMany, enfim …abs

Sim.

daí é mais ler mesmo.

Qualquer dúvida posta aí.

Aconselho ler a documentação lá do hibernate.

O livro java persistence with hibernate é uma excelente ferramenta de estudo.

O livro enterprise java beans 3 eu gostei muito da explicação dele sobre esses relacionamentos.

Abraços

Talvez isso te ajude: @OneToOne Unidirecional e Bidirecional, @OneToMany e @ManyToOne Unidirecional e Bidirecional, @ManyToMany Unidirecional e Bidirecional.