Dúvida: identificar pontos de referência em uma imagem e esticar para combinar com outra

Pessoal, mais uma dúvida minha aqui, dessa vez acredito ser algo complexo.
É um programa que quero fazer para uso pessoal, para ajudar o trabalho de minha mãe.

Preciso colocar um molde de papel sobre um quadro na parede e tirar uma foto. Esse quadro tem umas marcações, uma faixas com padrão xadrez preto e branco nas bordas. Dai queria identificar essas marcações e “esticar” a imagem até ela ficar do tamanho de uma “base”. Assim quando eu tirasse a foto, o programa conseguiria salvar a imagem com os tamanhos reais de largura e altura em centímetros. Pra quando eu fosse imprimir, sair a foto com o mesmo tamanho da peça original.

Alguma luz?

Pessoal, consegui resolver de uma certa maneira. Criei uma base numa distância fixa do quadro, assim, a foto sempre sairá na mesma medida. Depois o meu programa apenasestica ela agora num tamanho predefinido fixo, depois encaminha para o Inkscape que transforma o molde em vetor e então salva. Funcionou perfeito, desde que tenha a base na distância exata.