Não, apenas inserir o valor em uma jTextField mesmo. Minha intenção é deixar ele padrão guardado em uma variável setado automaticamente ao abrir a tela, porém quando a variavel mudar ele muda automaticamente.
Porém não estou conseguindo nem fazer o valor aparecer no jTextField.
Para colocar um valor default basta digitar dentro da interface gráfica do Netbeans, que ele vai passar o texto digitado no construtor do seu JTextField ou chamando o método .setText() (quando ele estiver montando a GUI dentro do initComponents()).
A alteração é feita, porém você só precisa dela quando for fazer alguma coisa, de fato, com o texto digitado.
Não lembro se o actionPerformed pega cada caracter digitado, mas para não ter dúvidas, adicione o evento KeyPressed e imprima o conteúdo do seu JTextField através de:
System.out.println(seuJTextField.getText());
Desta forma, terá uma idéia do que ocorre. Depois que entender remova o evento, obviamente, pois não serve pra nada. o/