Estou participando de um projeto de uma ferramenta OLAP, e estamos com dúvida em qual tecnologia escolher, ou JAVA utilizando componentes opensource, ou Delphi utilizando componentes pagos. Gostaria de saber qual é a vantagem do projeto ser opensource ou proprietário? o que o projeto ganha e perde?
Olá
Open source você ganha em promoção pessoal e na própria venda de serviços a quem confiou em você porque mostrou que tem capacidade de fazer algo que sirva.
Projeto proprietário precisa de investimento inicial às vezes alto e para dar retorno precisa ser vendido. Isto geralmente é difícil porque quase sempre tem um similar free e Open Source.
Estude os modelos disponíveis por aí e discuta com a equipe como pretendem ganhar dinheiro.
[]s
Luca
Olá, Anderson !
Neste caso considere também as tecnologias : delphi e Java.
Java pode lhe oferecer muitos mais recursos, robustez, etc, etc, etc…
Abraço !
Olá, tenho uma opinião diferente de muitos:
Resposta.: “Dependente do que você quer com isto”
Se você quer promoção Pessoal, e não retorno financeiro, faça algo Open Source, e discordando com o amigo, não se ganha dinheiro vendendo serviços de algo Open, é claro que se você desenvolver algo totalmente difícil de mexer, configurar e etc… um linux e tals… não querendo duvidar do seu projeto e de sua capacidade, só digo que se um sistema é tão dificil de mexer e tão difícil de configurar, não há o porque de se usá-lo.
Agora se você quer dinheiro, retorno financeiro, vá para o lado do Proprietário.
Na minha opinião, ficaria com o proprietário, pois hoje em dia, é dificil alguem que cria alguma coisa pra tentar se elevar no mundo da programação como pessoa, todos querem dinheiro, é claro que tiramos as pessoas das faculdades, pois por contrato as iniciações científicas e afins, quase sempre resultam em códigos open.
E mais uma vez discordo do outro amigo, é difícil se encontrar algo grátis, open e bom… que faz as mesmas coisas que um proprietárioa faz… mas toda regra tem exeção…
[]s
Eu até concordo com a parte do depende, mas não com seus argumentos pro depende … pq eles vão por terra muito rápido quando lembramos de alguns projetos como:
:arrow: jboss & família
:arrow: hibernate
:arrow: jasperreports e iReport (e agora & família pq tem mais coisa interessante saindo)
:arrow: jakarta em geral
:arrow: apache em geral
:arrow: Drools
:arrow: vários portais e CMSs
:arrow: alguns ERPs (em geral em PHP)
:arrow: Nossa, o linux tb tá aqui
:arrow: Ruby (e RoR)
E muitos outros … algumas vezes não é o produto em si que gera o caixa, mas o conhecimento adquirido no seu desenvolvimento que é comprado a peso de ouro (veja contratações da thoughtworks, google, jboss e outras empresas)
Esse conhecimento jamais é validado em um produto fechado.
[ ]s
só pra opinar a pergunta original:
Acho que ganha sendo open-source:
- Visibilidade
- Comunidade de usuários e de desenvolvimento
- Adoção rápida
Perde:
- Controle sobre seu uso (no fim isso nao é tão ruim, mas tem gente que gosta do pseudo-controle que se tem com licenças e acordos)
- Lucros sobre venda de licença (que nao existem tb se não houver quem queira usar e assim os lucros sao divididos com os custos de venda, marketing, estrutura de suporte, testes, customizacoes, evolucoes, etc.)
Claro que tudo isso depende principalmente da qualidade do produto e o foco do mesmo.
Olá
Promoção pessoa dá retorno financeiro.
Dê um exemplo de software proprietário que não tem uma opção Open Source?
Um conselho: leia sobre o google e aprenda como construir uma empresa de valor usando o mínimo de softwares fechados.
[]s
Luca
Como eu disse, discordo de muitos… :roll: e tirando o fanatismo…
Para mim, Open Source não é bem vindo se você visa lucro. Como eu disse não se ganha dinheiro mexendo com OpenSource, a não ser que se desenvolva algo inédito (veja linux e afins…), não podemos comparar com eles, mas foi como eu disse, não menosprezo o sistema que o amigo pretende desenvolver, tão pouco sua capacidade. Agora que se consiga desenvolver algo desse porte, até que o lucro venha, pode demorar anos, veja o Linux, demorou mais de 10 anos pra pegar… e infelizmente, empresa não vive de sonhos…
Agora, eu não disse que não possuia sistema Open parecidos com os proprietários, se disse me desculpem, um exemplo prático é o Delphi, não se acha nada Open, que se equipare a ele, está aí o Lazarus, um sistema que começou e está tentando algo, mas fazer o que o Delphi faz? está longe.
As vezes mas vale a pena pagar por um proprietário do que investir em um Open, principalmente para uma empresa.
Bem, apesar de ser novo na idade, meu pensamento édas antigas, e não sou chegado muito a Open… participo até de alguns grupos Open (componentes para o Delphi e tals), mas se o amigo visa lucro a pequeno e médio prazo, tem que fugir do Open…
Bem, é isso…
Sera que nao é por isso que a Borland desistiu dele? Até o JBuilder a Borland ja desistiu de ficar desenvolvendo sozinha e bancando tudo porque viu que esse nao é o caminho atulamente.
]['s
Como o disse o Luca, de qualquer maneira o cara vai ter que fazer algo inovador\inédito para ter lucro, seja open source ou não, visto que já existem diversos softwares por aí. É possível que o que o cara quer fazer já existe uma solução open source de qualidade.
Olá
Titanius, não é guerra. É apenas uma observação de alguém que não é tão novo assim.
Ninguém compra nada de um desconhecido. Este é um dos motivos porque desenvolvedores que participam de projetos caríssimos para atender grandes empresas participam de projetos Open Source.
Participando de projetos Open Source, até um cara lá no interiorzão de não sei de onde pode se transformar em pessoa conhecida mundialmente sem gastar um centavo em propaganda.
Quando falei no Google que apoia 99% dos seus sistemas em soluções abertas, pensei também no modo de contratar deles. Procure saber. Leia por exemplo um dos últimos números da Information Week.
Aproveito para uma pergunta: você recomenda alguma empresa a gastar US $ 3490/estação para comprar o Delphi que é produto que tem pelo menos 2 concorrentes mais completos (Eclipse e Netbeans) no mercado que são grátis? Aqui em SP poucas empresas são tão ricas assim.
[]s
Luca
Que isso Luca, longe de mim querer criar uma guerra…
só estou expondo minhas opiniões… e concordo com você em partes.
Se uma pessoa quer lucro rápido, vai de proprietário, se não vai de Open, que com certeza o lucro vem, mas demora… é claro que dependendo do que você criar…
Quanto a gastar com o delphi, bem sou muito suspeito pra falar pois programo nele, mas saiu uma versão do Delphi que custa atualmente R$1200,00 com todas as funcionalidades, só que foi separado o .NET e tals…
Bem, quanto ao Eclipse e NetBeans, gostei demais deles, mas são bons para Java, e não para Delphi Language (Object Pascal). E como eu disse em mensagens iniciais, se uma pessoa procura algo proprietário no mundo do desktop, não pode usar o JAVA, pois este permite engenharia reversa do código, agora se formos falar de internet, aí concordo com você em gênero, número e grau. 
[]s
[quote=fabgp2001]
Sera que nao é por isso que a Borland desistiu dele? Até o JBuilder a Borland ja desistiu de ficar desenvolvendo sozinha e bancando tudo porque viu que esse nao é o caminho atulamente.
]['s[/quote]
A Borland não desistiu de nada… ela simplesmente montou outra empresa pra tomar conta da parte de desenvolvimento, pois antes estava uma bagunça, era a parte de engenharia de software misturada com a de desenvolvimento. Não posso falar sobre o JBuilder, pois tentei usá-lo e não gostei. Mas quanto ao Delphi, é difícil de ver alguma IDE pra Win32 que chegue aos pés dele… veja bem, pra Win32.
[]s
Em muitos projetos voce não precisa necessáriamente ser desenvolvedor. Eu participo do flight gear (flightgear.org). Nunca programei uma linha de código especificamente para eles, meu trabalho lá é verificar se a simulação dos avionicos corresponde com a realidade.
Sobre a borland… tentaram vender o delphi e aparentemente não foram bem sucedidos. Eu gostava do delphi até a versão 5, 6. Depois daquilo eles ficaram loucos inventando componentes que não funcionavam (dbexpress). Achei besteira eles mudarem pra .NET… o visual studio express faz quase tudo que o delphi basico faz, e é de graça.
Na epoca do MFC eu concordo que delphi era o melhor, mas já tem muita coisa legal por aí e o visual studio express é bug-free se comparar com delphi 6 e 7.
[]s
Olá
Experimente fazer engenharia reversa de qualquer aplicativo Java que conhece. Uma sugestão de algo bem pequeno: tente o CGLIB. Se quiser algo maior pode experimentar o ServiceMix ou Mule.
Não consigo imaginar utilidade em uma aplicação Desktop sem acessar Internet. Já imaginou um programinha de fluxo de caixa do pasteleiro da esquina que o chinês não possa usar quando sai de férias na China?
[]s
Luca
Na realidade as informações estão incorretas. O Delphi nunca esteve a venda, e sim a linha de desenvolvimento da Borland (Delphi, C++ Builder, JBuilder e etc…).
Creio que a ida pro .NET a DevCo (nova empresa) deu um tiro no pé. e não acredito no .NET… se for assim, utlize Java, que é muito, muito melhor que o .NET… que na minha opinião é um lixo. Mas a microsoft está tirando de linha o Win32, então a Borland teve que se adaptar.
Quanto aos componentes, DBExpress, foi a única coisa que a Borland fez de certo… é o melhor componente deles, eu utilizo a anos e nunca tive problemas.
Estive relendo este tópico, e fiquei curioso num tal de Ruby, procurei e tals, o que é isso? uma linguagem do tipo PHP? Existe visual nele, digo, Formulários e etc… ou somente Web?
[]s
[quote=Luca]Olá
Experimente fazer engenharia reversa de qualquer aplicativo Java que conhece. Uma sugestão de algo bem pequeno: tente o CGLIB. Se quiser algo maior pode experimentar o ServiceMix ou Mule.
Não consigo imaginar utilidade em uma aplicação Desktop sem acessar Internet. Já imaginou um programinha de fluxo de caixa do pasteleiro da esquina que o chinês não possa usar quando sai de férias na China?
[]s
Luca[/quote]
Hehe… essa foi boa… :roll:
Depende muito de onde se mora, na minha cidade por exemplo, a taxa de usuários de internet é muito baixa. empresas conectadas 24 horas, menores ainda, moro numa cidade pequena…
Mas eu acho isso certo, e é tendência, tudo converge pra internet…
quanto a engenharia reversa, bem, isso foi vocês aqui do fórum que me disseram… vide meus tópicos anterioes, se falei besteira me desculpem… :oops: e retiro o que eu disse… 
[]s
Olá
[quote=titanius]Depende muito de onde se mora, na minha cidade por exemplo, a taxa de usuários de internet é muito baixa. empresas conectadas 24 horas, menores ainda, moro numa cidade pequena…
Mas eu acho isso certo, e é tendência, tudo converge pra internet…[/quote]
Mas na sua cidade os Correios estão conectados à Internet 100% do tempo. Dê uma olhada na aplicação Java que eles usam. Os bancos quase certo que estão também. Possivelmente os órgãos públicos também.
Acho que quem trabalha com Delphi ainda deve ter muito serviço de manutenção de sistemas antigos. Mas desenvolver algo novo com Delphi eu não teria coragem.
[]s
Luca
[quote=titanius]
… não acredito no .NET… se for assim, utlize Java, que é muito, muito melhor que o .NET… que na minha opinião é um lixo…
Estive relendo este tópico, e fiquei curioso num tal de Ruby, procurei e tals, o que é isso? uma linguagem do tipo PHP? Existe visual nele, digo, Formulários e etc… ou somente Web?
[]s[/quote]
ignorancia é triste e engraçada ao mesmo tempo.
.NET não é um lixo, talvez seja a melhor coisa que a microsoft criou* na sua historia.
Comparar Java com .NET é impossivel. Se voce comparar C# com Java, ASP.NET com JSF, a briga é boa. Mas pelo menos no caso de JSF, a sun toma uma surra.
C# vs Java, não vou nem entrar na discussao pra alimentar troll, mas são dois bom concorrentes. Eu não tomar lado nem em religião, não vou fazer isso com linguagem.
[quote=Luca]
Acho que quem trabalha com Delphi ainda deve ter muito serviço de manutenção de sistemas antigos. Mas desenvolver algo novo com Delphi eu não teria coragem.
[]s
Luca[/quote]
acho que para algumas aplicacoes pequenas em windows é legal (se for as versoes antigas, tipo 6, 7). Não vou dizer a maioria, mas muitos desses utilitarios bobos que usamos no cotidiano (compactacao, alguma coisa de controle de pastas) são feitas em delphi 5-7.
eu fiz um programinha que redimensionava fotos para colocar em blogs, etc. bastava clicar com a direita no explorer e ele criava uma versao menor. Mas a microsoft lançou esse toy tambem e nunca mais usei o meu, nem sei por onde anda os fontes.