Duvida J2EE

14 respostas
C

Já consegui instalar o Eclipse + J2SE, tá funcando bem direitim. Agora eu queria instalar porgramas p/ p´rogramar em J2EE. Nesse caso baxei 2 programas : jakarta-tomcat-5.5.4, jboss-4.0.0 Precizo de mais algum p/ desenvolver em J2EE ?!

14 Respostas

R

sim, vc precisa ler a edição 18 e 19 da revista Java Magazine :lol:

G

Carlos, se vc vai apenas começar com servlet e JSP… vc só precisará ter o TomCat instalado na sua máquina!

:wink:

C

E o JBOSS n preciza ?:! Qual funcao dele?!

D

o Tomcat é um Contêiner JSP e Servlet, ele implementa algumas coisas da arquitetura J2EE, então para uma pequena aplicação ele está ótimo, há, você pode fazer alguns beans nele também.
O JBoss é um Conteiner EJB, este implementa a arquitetura J2EE de fato (RMI, JMS, JAVAMAIL, JNDI) e as novas versões vem com o Tomcat “embutido” para os JSP! :slight_smile:
Aconselho a se for pequeno faça por enquanto no Tomcat mesmo, é melhor e menos trabalhoso.

C

Então o JBOSS faz tudo q o TomCat e algo a + ?!

Muda alguam cosia JBOSS P/ TOMCAT?! me refiro na aprte de programar é algo a + que tenho q acresentar ?!

Então no caso se por exemplo se eu usar o TomCat agora eu p/ por o JBOSS futuramente terei que tirar o Tomcat p/ por o JBOSS?!1

D

bom, voce vai ter que estudar um pouquinho mais afundo a arquitetura J2EE para entender melhor…
Vamos a um conceito basico sobre J2EE - Padrao dinamico para a producao de aplicativos corporativos seguros, escaláveis e altamente disponiveis. O Padrao define quais servicos devem ser fornecidos pelos servidores que o suportam. Esses servidores forncerão conteiners J2EE nos quiais os componentes J2EE serao executados. Os Conteiners fornecerao um conjunto definido de servicos para os componentes.
Por isso, todo servidor J2EE deve disponibilizar a base para que possa ser implementada a Aplicaçao J2EE e que esta seje compativel com o J2EE. Os Conteiners fornecem um ambiente em tempo de execução para os componentes, assim a J2Se está disponivel para todos os conteiners. Há API’s especificas que fazem a comunicacao, persistencia, entre componentes parao J2EE.

Teoricamente há um componente para cada tipo de componente

• Conteiner Applet
  • Conteiner Web (Tomcat)
  • Conteiner de EJBs (JBoss)

Essa relaçao é meio antiga pois o JBoss já vem com o Tomcat que faz essa integração.

O JBOss como eu e disse um servidor de aplicação, um conteiner EJB… serve para, vamos dizer assim para a regra de negocio do sistema. Este, pode disponibilizar a aplicacao tanto para swing, quanto para web (jsp) por isso servidor de aplicacao, tá livre de onde vc irá chamar. AS novas Versoes do JBOss também sao conteiner JSP, por isso podem roda-los. O JBoss implementa os serviços J2EE, tais como: ( EJB, RMI, JDBC, JMS, JAXP, JAAS, JDBC, JTA, … )

O Tomcat é o servidor de visao, vamos dizer assim, ele é para a parte visual da web, exclusivamente para web…Implementando os serviços acima citados, exceto o EJB … Em relação aos outros tenho quase certeza que implementa todos só precisando da API especifica para o Servico :slight_smile:

A grosso modo é isso, se eu for explicar terei que falar muito de J2EE para voce entender melhor…
Espero que tenha ficado mais claro…

Alguns trechos deste post, foram tirados do livro Aprenda J2EEem 21 Dias

C

Só tenho 2 duvidas, responda sim ou não, se a resposta for não diga o porque :oops:

Então eu posso utilizar o JBOSS p/ program,ar em JSP ?!

O JBOSS nesse caso faz oque o tomcat faz e mais coisas n eh isso?!

M

“carlos_sp”:
Só tenho 2 duvidas, responda sim ou não, se a resposta for não diga o porque :oops:

Então eu posso utilizar o JBOSS p/ program,ar em JSP ?!

O JBOSS nesse caso faz oque o tomcat faz e mais coisas n eh isso?!

1. Sim
  2. Sim. Na verdade, o JBoss usa o Tomcat como container Web, ou seja, o Tomcat ja vem acoplado com o JBoss.
C

Ok pra instalar o JBOSS é so instalar, ou preciza de alguma configuração?! No caso eu programo em php, utilizo como server o apache, vai dar algum conflito no localhost?!

D

1 - instala o JDK e seta a variável de ambiente …
2 - voce baixa o JBoss, e descompacta ele em alguma pasta…
3 - Vc não pode ter nenhum outro servidor rodando na mesma porta que ele, por precaução, pare o seu apache quando estiver rodando o JBoss…
4 - Para rodar, entre dentro da pasta do JBoss, Bin, acho que é run.bat se eu não me engano… irá abrir um janela de console, não FECHE ela pois senão vocÊ para o serviço.

C

“diogoacl”:
3 - Vc não pode ter nenhum outro servidor rodando na mesma porta que ele, por precaução, pare o seu apache quando estiver rodando o JBoss…
4 - Para rodar, entre dentro da pasta do JBoss, Bin, acho que é run.bat se eu não me engano… irá abrir um janela de console, não FECHE ela pois senão vocÊ para o serviço.

Okz algaum duvidas :oops:
Esse JDK já seria o J2SE + Eclipse ou é outra cosaiq tenhode instalar?!
Como setar a variavel ambiente ?!
Qual porta o JBOSS trabalha, tem como mudar a porta do JBOSS ?!

M

“carlos_sp”:
“diogoacl”:

Okz algaum duvidas :oops:
Esse JDK já seria o J2SE + Eclipse ou é outra cosaiq tenhode instalar?!
Como setar a variavel ambiente ?!
Qual porta o JBOSS trabalha, tem como mudar a porta do JBOSS ?!

hahaha, credo, assim q a gente gosta! cheio das perguntas! :lol: usuário curioso, é usuário feliz! :grin:

1. o JDK ja é o J2SE q tu instalou pra rodar o eclipse
  2. Depende do seu sistema, imagino q seja uma variante do Windows 2000, vá em Painel de controle - sistema - avançado - variáveis de ambiente, lá tu cria uma nova com o nome de JAVA_HOME e no valor coloca o diretorio q instalou o J2SE, crie outra com o nome de CLASSPATH e o valor tu colocar o caminho pra pasta /lib do J2SE
  3. Ele trabalha na 8080, deve ter como mudar a porta, mas eu nunca o fiz, logo, não sei :oops:
V

Nss quanta pergunta, sem querer da uma de critico acho que usuarios iniciantes acho que posso citar o carlos_sp como exemplo, deviam ler os topicos fixo’s do forum iniciantes, pois muitas dessas duvidas se não todas tem as respostas nesses topicos fixo’s, link’s como esses :
http://www.portaljava.com.br/home/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=9607&sid=571e6fedd6994b51f8ec2d14022a72c1

OU

http://www.portaljava.com.br/home/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=3118&sid=571e6fedd6994b51f8ec2d14022a72c1

Por outro lado, como foram feitas “muitas” perguntas mostra-se que você (carlos_sp) está interresado no assunto, se realmente dedicar-se ao Java em breve teremos masi um developer ou quem sabe até um grande programador :slight_smile: :idea: :arrow:

R

concordo com o verneklavor… mas é dificil fazer os usuários que acabaram de entrar no forum perceber isso…

Criado 28 de dezembro de 2004
Ultima resposta 30 de dez. de 2004
Respostas 14
Participantes 6