Gente estou tentando gera o .jar do meu projeto e estou conseguindo so que tem um pequeno probleminha …dentro desse projeto eu inclui outros .jar como por exemplo o driver de conexao com o banco de dados !!!
Quando eu executo o minha aplicação .jar e tento fazer alguma coisa ele diz que de algum erro inesperado de conexão …é u tratamento que eu dei para aparecer essa mensagem !!!
Alguem pode me informar se eu tenho que inbutir o driver do banco na minha aplicação .jar !? Se é alguma outra coisa que esta faltando !?!?
Agradeço a quem ajudar …
Sim, sim, você tem que incluir o JAR do driver do banco ao seu .JAR.
Ou apontar para onde está esse driver. Assim, você pode, por exemplo, deixar um unico driver pra todas suas aplicacões…
Caso não, com a app vai achar a classe do driver de conexão?? 
(aliás, provavelmente esse “teu erro inesperado na conexão” deve ser um ClassNotFoundException…)
COmo eu posso fazer isso !?
Tennho certeza que é esse problema . Eu estou incluido o driver do banco no meu projeto só quando eu crio o .jar dele é que aparece esse problema .
Valeu pela ajuda
Agradeço a quem ajudar novamente .
Tua aplicação é WEB ?
Você pode deixar o JAR do teu driver dentro do teu container, na pasta LIB do Tomcat ou JBoss…
(se não me engano, hehe)
Diz se funcionou, blz?!
É uma aplicação desktop !!!
Vc precisa do primeiro JAR no classpath da sua aplicação para rodá-la.
Na primeira situação vc usou o jar para compilar seu segundo jar, agora vc precisará do primeiro JAR para RODAR sua aplicação, por isso ele precisa estar no classpath da sua aplicação.
NAo intendi o que vc quiz dizer amigo
vc ta usando alguma IDE ?
se sim, quando vc dá um bluid no seu projeto ele mesmo cria o jar dentro do jar (no seu caso, o BD)…
depois é só vc executar o jar normal…
fiz praticamente a mesma coisa em desktop qdo usei mysql.
Obs: eu usei netbeans!
abs.
Cara, seguinte… É interessante e garantido vc colocar o JAR do teu banco no pacote da tua aplicação (JAR, WAR ou EAR)… Isso é feito automaticamente pela tua IDE quando você faz o build da aplicação.
(Pode ser feito manualmente, mas não sei onde deixar esse jar em desenvolvimento Desktop…)
Te sugeri um segunda opção: ao invés de um driver para cada aplicação um driver unico no seu ambiente de desenvolvimento. Assim todas suas apps acessariam o mesmo JAR.
Dentro da pasta Lib do Tomcat, por exemplo.
Em desenvolvimento Desktop, não faço idéia… Talvez configurando na variável $PATH, sei lá…
Faz muito tempo que não desenvolvo Desktop, poutz… hehe