Duvida jars JPA

Alguem sabe me dizer para para que servem os arquivos javaee.jar e jdbc2_0-stdext.jar

javaee.jar: contêm classes da API JEE.

jdbc2_0-stdext.jar: classes da JDBC2 (API) “javax.sql”

vc sabe me dizer onde posso conseguir ou de quais pacotes eu extraio esses .jars ?

Geralmente você encontra os jar necessários para o seu framework no próprio pacote do framework.
Se você for usar o JPA com a implementação do Hibernate, todas os .JAR necessários estão lá, se for com Toplink tb, com OpenJPA tb e assim por diante

Qual implementação você está usando? Fica mais fácil assim para o pessoal te ajudar

estou utilizando jpa com hibernate !

baixei os pacotes do core, annotations, validator e entitymanager,
mas não encontrei esses 2 .jar em nenhum

O primeiro geralmente vem com o proprio Application Server.
O Segundo, se eu não me engano, não é necessário desse JAR para fazer o JPA funcionar.

Olha na documentação oficial do Hibernate, que lá ele diz quais os .JARs necessários.

me desculpe a ignorancia mas o Application Server. seria o proprio Hibernate ?

Application Server é o servidor JEE, JBoss, Glassfish, Websphere e por ai vai.

Desculpa eu, talvez você não vá rodar sua aplicação em um servidor de aplicações, então por isso não conhecia a nomenclatura. Portanto, faça o download de algum application server, que esse JAR estará lá :slight_smile:

Mas digo novamente, olha primeiro a documentação do Hibernate, para ver exatamente quais os .JARs que você precisa. (Estou sem projeto com Hibernate aqui para te ajudar, estou usando a implementação da OpenJPA)

Muito obrigado ! Pelo que fiquei sabendo sem o javaee.jar num funciona agora sei onde encontrar
So mais uma duvida estou tendo tendo dificuldades com o ejbql e tbm n estou encontrando material ou tutoriais
que me ajudem. E outro problema que encontrei é que não consegui nenhuma ferramenta case onde eu possa testar as querys. Eu uso o netbeans 6.1, achei algo pra hql no eclipse mais so. Vc conhece alguma ferramenta que possa me auxiliar ?

E mais uma vez muitissimo obrigado !