dúvida Jasper com Ireport

Bom dia!
Estou começando com iReport e preciso fazer diversos relatorios baseados em outros (usando como padrão).
Então pego o layout de um, faço as modificações necessárias (só nos fields e pequenos ajustes de layout) e salvo…
Estou usando o 1.2.2 e já me deparei com uma série de probleminhas… quando modifico uma field, nao sei mas é como se ela nao mudasse efetivamente a formatação do field (String, Date, Integer, etc), pois ela dá erro de cast.
Outra coisa que aconteceu agora, foi que quando mandei rodar o relatório pelo iReport mesmo, pra teste, ele me retorna tudo nulo nos fields, e no cabeçalho da tabela, a primeira linha, ele simplesmente ficou branco depois da segunda coluna…

Na verdade estou começando a ficar perdido, alguém me dá uma luz???

Obrigado

Bom dia Hawk,

Sobre os Erros de Cast, Cada Field possui um tipo e tem que ver se está compatível com os dados que você deve ter posto para preênche-lo.

Sobre o null, Seu DataSource já está configurado?

Cuidado com os tamanhos dos fields, as vezes se ficar muito reduzido ele não mostra a informação na geração do relatório.

primeiramente obrigado pela ajuda…

A questão dos fields aparentemente foi resolvida…
O problema foi com os textos estáticos, nao sei se alguma parametrização da caixa de texto ou o que foi… mas as 3 ultimas colunas nao apareceram… usei o tira-duvidas copy paste da primeira coluna e mudei só o texto, aí foi…

Thanks a lot man