Dúvida - Java + OO

2 respostas
gsalcantara

Galera, eu tenho um grande dúvida em relação ao Java e OO.

Gostaria de saber de você qual é a vantagem que levou o paradigma da OO a ser o mais utilizado hoje em dia?

e…

Qual foi o diferencial tecnológico que levou o Java a ser uma (se não a maior) grande linguagem de programação?

2 Respostas

celso.martins

gsalcantara:
Galera, eu tenho um grande dúvida em relação ao Java e OO.

Gostaria de saber de você qual é a vantagem que levou o paradigma da OO a ser o mais utilizado hoje em dia?

Mapeamento muito próximo do mundo real. Estado e Comportamento em um único artefato. Modularização. Tudo isso, traz facilidade de desenvolvimento (reusabilidade) e facilidade de manutenção (o desenvolvedor vai diretamente ao(s) artefato(s) problemáticos, em um sistema bem modelado. A alteração da funcionalidade interna deste artefato não interfere em outras partes da solução - Deixe a Conascença onde ela deve ficar.)

gsalcantara:

Qual foi o diferencial tecnológico que levou o Java a ser uma (se não a maior) grande linguagem de programação?

Java é uma ferramenta. Na minha opnião, uma ferramenta deve fazer bem o serviço para qual ela foi desenhada. Por permitir a aplicação dos princípios da OO, ter uma API vasta (assim como uma documentação abrangente), uma comunidade forte que mantém esta ferramenta atualizada, um Garbage Collector eficiente, ser uma linguagem portável, etc, etc. são os motivos que me fazem acreditar na força do Java.

Bem… isso é a minha opnião e a minha visão. Pode ser que os colegas tenham mais a acrescentar.

Abraços.

arkhan

Bem, o que o celso disse sobre o que torna o Java uma boa ferramenta é verdade. A ferramenta Java faz o que ela propõe muito bem. Só que como o celse e eu dissemos, liguagens de programação são ferramentas, então, eu acho q não se pode afirmar que java é a maior liguagem de programação, pq ela não é. Temos diversos problemas que java não soluciona, ou se soluciona não traz a eficiencia que precisamos.

Sobre essas coisas de liguagens de programação eu te recomendo ler o primeiro capítulo do livro Conceitos de Linguagens de Programação do Sebesta. Neste capítulo vc verá que o mundo não se resume somente a java, tão pouco a qualquer outra liguagem.

O que eu acho é q devemos sempre procurar as melhores ferramentas para fazermos o melhor trabalho possível, assim sendo, quando vamos modelar alguma problema não devemos pensar em qual ferramenta usar, devemos pensar primeiro em como resolver o problema ai então procurar a melhor ferramenta para este modelo.

Bem, esta é a minha opinião…

Criado 23 de abril de 2009
Ultima resposta 23 de abr. de 2009
Respostas 2
Participantes 3