Bem, o que o celso disse sobre o que torna o Java uma boa ferramenta é verdade. A ferramenta Java faz o que ela propõe muito bem. Só que como o celse e eu dissemos, liguagens de programação são ferramentas, então, eu acho q não se pode afirmar que java é a maior liguagem de programação, pq ela não é. Temos diversos problemas que java não soluciona, ou se soluciona não traz a eficiencia que precisamos.
Sobre essas coisas de liguagens de programação eu te recomendo ler o primeiro capítulo do livro Conceitos de Linguagens de Programação do Sebesta. Neste capítulo vc verá que o mundo não se resume somente a java, tão pouco a qualquer outra liguagem.
O que eu acho é q devemos sempre procurar as melhores ferramentas para fazermos o melhor trabalho possível, assim sendo, quando vamos modelar alguma problema não devemos pensar em qual ferramenta usar, devemos pensar primeiro em como resolver o problema ai então procurar a melhor ferramenta para este modelo.
Bem, esta é a minha opinião…