Pessoal estive lendo algumas materias e me deparei muitas vezes com o pessoal citando o uso de xml na programação Java.
Mais afinal, oque tem a ver xml com java? Pra que usam xml em java ?
Desculpem-me se é uma pergunta boba, mais sou novato mesmo no mundo java.
Agradeço a todos.
Duvida Java XML
5 Respostas
Boa tarde.
Ai vai a minha humilde opinião. Na verdade, você pode ler arquivos .xml com Java. A finalidade do xml é padronizar determinadas informações, e o que eu mais ouço falar e inclusive utilizo é para integração de dados. Você padroniza o .xml e envia dados de uma tabela, por exemplo. Existem muitas outras finalidades nas quais utilizam arquivos .xml, tudo depende da sua necessidade.
Outro exemplo, é a utilização de .xml para configurações de algumas api, como por exemplo, configurar o persistence.xml em JPA e por ai vai…
Como eu disse, depende muito da sua necessidade e do seu cenário, mas se você efetuar o download, por exemplo, do JBoss, verá que os arquivos de configuração são em .xml.
Qualquer coisa pesquise na web e verá as inumeras finalidades da utilização de .xml.
Abraços!
Boa explicação!!!
vlw
Antigamente (nem tanto) muitas informações eram persisitidas em arquivos “puro” texto.
Por exemplo:
- arquivos de properties para configurações
- Arquivos de texto delimitados por separadores
A vantagem do xml em relação a estes e outros formatos é o armazenamento Hierarquico de informações, tornando mais fácil a leitura (para humanos) além de uma melhor representação de um determinado contexto
Da uma olhada nesse link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Xml
A grande sacada do xml é essa, facil leitura e representação dos dados, por isso a preferencia da sua utilização em muitas linguagens de programação
[]s
Oi,
Porque usar xml em java:
:arrow: Identificação da informação: você pode definir suas próprias tags;
:arrow: Armazenamento de informação: XML é portável e não é proprietário, pode ser usado para armazenamento de informação em qualquer plataforma, por ter um padrão internacional;
:arrow: Estruturar informação: XML pode ser usado para identificar qualquer tipo (hierárquico) de estrutura, seja esta longa ou com complexos tipos de dados;
:arrow: Mensagens e tranferência de dados: XML também é extremamente usado para juntar ou encapsular informação para ser trocada entre diferentes sistemas computacionais que seriam incapazes de se comunicar, sem precisar se preocupar com tipo de dado;
Exemplo: Fazer uso de uma conexão entre duas maquinas usando uma estrutura de XML (SOCKET)
:arrow: Simplificação da mudança de plataforma: os dados de um XML são armazenados no formato texto. Isto torna muito mais fácil fazer a expansão ou atualização de um sistema operacional ou de uma aplicação sem perder informações;
:arrow: Armazenamento em base de dados.
Obs: Apesar de ser uma maravilha, utiliza-lo em java sem ter conhecimento adequado é uma tremenda dor de cabeça 
Tchauzin!
Muito bem observada a parte do " complexos tipos de dados" lina!
Eu não diria melhor!