Dúvida JavaEE - Sincronização de Banco de Dados

5 respostas
eloimendes

Olá!

Gostaria de uma orientação a respeito de uma aplicação. O problema é o seguinte:

Eu tenho um programa servidor e um cliente rodando em uma empresa. Esta aplicação controla entre outras coisas, estoque de produtos.

O que eu quero fazer é disponibilizar este estoque na web, para que possa ser acessado de qualquer lugar por uma pessoa autorizada.

A página web está pronta. A minha dúvida é quanto à sincronização do banco de dados contido na empresa(pode ser qualquer banco) e o banco de dados(MySQL) na web.

Alguém pode me orientar em como fazer isso? Tenho que utilizar EJB?

Muito obrigado!

5 Respostas

Grinvon

De fato não. EJB não serve para 90% das coisas que são implementadas pelas empresas, a verdade que muitas pessoas acabam o utilizando sem ao menos saber por quê e para que estão o utilizando.

Se você quer exibir algumas valores de suas tabelas via web, pode-se muito bem fazer uma página, processar tais requisições e fazer a consulta em um banco de dados com a boa e velha classe DAO.

eloimendes

Muito obrigado pelo esclarecimento, Grinvon!

Esqueci de escrever que há várias filiais. Todas elas atualizarão um único banco de dados da web.

Como eu faria para q o banco de dados das filiais atualizasse o banco de dados da web?

Grato! :slight_smile:

eloimendes

Outra coisa. Os programas das empresas não são escritos em java.

Grinvon

Você pode usar o mesmo banco, já que criar um banco só para a internet poderia acarretar nesse seu caso em vários outros problemas, já que o banco da empresa tem cadastrado os produtos, basta então separar produtos também por filiais, já que cada filial tem o seu “próprio” estoque, então faria sentido essa divisão.

eloimendes

Aí que ta…

A filial pode não estar conectada na internet… A empresa trabalharia normalmente sem internet e a sincronização aconteceria quando houvesse uma conexão.

O banco da Web tem que disponibilizar as informações de todas as filiais e uma filial pode consultar o estoque de outra. Este é o motivo de um banco separado na web onde todas possam acessar.

A idéia é ter uma tarefa rodando nos servidores de cada filial checando por atualizações. Esta tarefa faria a atualização no bd da web.

A minha dúvida é quanto ao acesso ao bd da web por esta tarefa. :slight_smile:

Criado 13 de fevereiro de 2007
Ultima resposta 13 de fev. de 2007
Respostas 5
Participantes 2