Duvida javaScritp

Estou criando uma aplicação ai quando eu boto o codigo script dentro no meu jsf funciona mais quando eu chamo ele fora ele nao funciona alguem sabe por que isso esta acontecendo. Meu caminho do javaScript eh esse

<script type="text/javascript" src="scripts/map.js"></script>

é assim que se chama mesmo o javascript ?

Obrigado

Como assim dentro do jsf e fora?

fiz um index.xhtml que e meu jsf certo, ai criei um arquivo javascript separado nao botei tudo junto, tipo o codigo jsf e dentro botei o javascript mais assim funciona mais o codigo fica muito bagunçado, ai separei esse o javascript mais nao esta funcionando ele separdo espero que tenha entendido

Tecla SAP: Fiz um index.xhtml que é meu jsf, certo? Aí, criei um arquivo javascript separado, não botei tudo junto (tipo o código jsf) e dentro botei o javascript. Assim funciona, mas o código fica muito bagunçado. Aí separei esse javascript, mas não esta funcionando quando ele está separado. Espero que tenha entendido.

O que você quer dizer é que quando você coloca o código javascript na sua página ele funciona, e quando você o coloca em algum arquivo não?
Isso é provavelmente problema de não achar esse arquivo. Qual browser você está utilizando? Se estiver dando algum pau (Firefox CTRL+SHIFT+J) Internet Explorer (F12 >> scripts), manda pra gente dar uma olhada.

Edit: eu costumo utilizar assim: <script language="javascript" src="caminho/do/arquivo.js" type="text/javascript"></script>

Obrigado jaboot funcionou quando eu botei o language javascript, valeu pessoal por sempre ajudar.