Duvida JComboBox no NetBeans

2 respostas
A

Ola,

Estou com uma duvida…
como que eu faço para usar o botao de rolagem (scroll) do mouse no ComboBox, ou seja como eu faço para que ao girar o scroll, a lista dentro da ComboBox suba e desça sem precisar usar a barra de rolagem e sim usando o scroll do mouse?
no NetBeans no JComboBox tem uma parte que tem Events, la tem o, mouseMoved, MouseWheelMoved, tava pesquisando sobre eles mais não achei nada, e eu acho que é por aqui que tenho que implementar,
sera que alguem pode me da uma força ai?

Grato.

2 Respostas

Dirceu_Roden

usa o evento MouseWheelMoved(java.awt.event.MouseWheelEvent evt)

o método evt.getWheelRotation() retorna 1 quando scroll é girado para baixo e -1 quando girado para cima

A

Boa noite...

então.. eu usei o que o Dirceu disse, ai eu fiz assim

private void cbCidadeMouseWheelMoved(java.awt.event.MouseWheelEvent evt) {

         if (evt.getWheelRotation() < 0) {
                    a=a-1;
                    if (a==-1)
                        a=0;
                    cbCidade.setSelectedIndex(a);
                    
                } else {
                    a=a+1;
                    if (a==4)
                        a=3;
                    cbCidade.setSelectedIndex(a);
                }

    }

tipo na minha ComboBox tem 4 cidades;

ai como o primeiro é cbCidade.setSelectedIndex(0);
botei que se eu gira o mouse pra -1 ele continua valendo (0);

e como o ultimo é (3)
botei que se eu gira o mouse pra +1 ele continua valendo (3);

para não dar erro..

Bom não sei se fiz certo,
se tiver outra manera, ou uma manera mais simples alguem
por favor bota ai.

E outra duvida:

esse event so funciona se eu fica com o cursor do mouse encima do ComboBox,
tem uma maneira de eu não precisar ficar com o cursor encima?

Grato..

Criado 22 de março de 2009
Ultima resposta 22 de mar. de 2009
Respostas 2
Participantes 2