no meu formulario de cadastro de produtos, tenho um combobox com os dados do campo descricao da tabela departamentos, porém, quando vou salvar os dados desse formulário no banco, quero salvar o código.
em visual basic, em colocava no combo o codigo + “-” + Descricao, e na hora de salvar pegava o que estava antes do “-” . sei que isso funcionaria aqui também, porém gostaria de saber se alguem conhece algum método diferente.
O que se faz em combos é o seguinte:
a) Cria-se uma classe bem simples, contendo os dados que você quer associar a cada item do combo. A dica é escrever direitinho o método toString, porque ele será usado para visualizar os dados do combo.
b) A seguir, em vez de adicionar uma string com código e descrição ao combo, adicione um objeto ProdutoItemCombo (devidamente preenchido) para cada item de seu combo.
Quando você for obter um dado do combo (por exemplo, o item selecionado), você faz um cast para ProdutoItemCombo e vai obter facilmente o código, a descrição, o código interno etc. sem precisar fazer essa gambiarra de pôr todos os dados que você precisa no combo e ter de separar os “-”.
ItemCombo teste = (ItemCombo) cboDepartamentos.getSelectedItem();
pstmt.setInt(9, teste.getCodigo());
agora estou em outra situação, estou preenchendo os campos do formulario, e nesse preenchimento quero deixar selecionado no combo o departamento correspondente ao registro do produto.
alguma dica??