Dúvida JFileChooser

Boa noite galera.

Gostaria de tirar umas dúvidas e etc. Estou usando o JFileChooser(irei chamá-lo de JFC) com o objetivo de copiar o caminho do arquivo, guardar em uma tupla e copiar este arquivo em um diretório que será acessado pelo sistema. Show?
Acontece que tá complicado… Não sei se existe algo melhor , ou mais fácil, de ser implementado do que o componente JFC…

O que eu fiz: Criei uma JFrame chamado FFileUploader (não queria que o JFC ficasse visível sempre ao usuário) que é acionado sempre no evento de um botão.
Aberto esse frame, eu seleciono um arquivo qualquer e simplesmente trava! Após eu continuar clicando várias vezes, abre um outro JFC por cima do que já está aberto! Aí sim eu consigo selecionar um arquivo e pegar o caminho dele. Deu pra sacar?

[code]PRIVATE UMMÉTODO() {
String lsPath = new String();
try
{
JFileChooser file = new JFileChooser();

file.setDialogTitle("Selecione uma imagem");

int lireturn = file.showOpenDialog(null); //1 = cancel,  0 = open

if (lireturn == JFileChooser.APPROVE_OPTION){
        lsPath = file.getSelectedFile().getAbsolutePath();
        JOptionPane.showMessageDialog(null, lsPath); //consulta para saber o caminho
    }else{
        lsPath = "Não há arquivo selecionado";
        JOptionPane.showMessageDialog(null, lsPath); //consulta para saber o caminho
    }
 }catch(Exception ex)
 {
  lsPath = "erro";
 }

}
[/code]

Como proceder? :confused:

Obg pela deferência!

PS: Links que consultei abaixo.

http://codeerror.wordpress.com/2010/09/09/jfilechooser-com-algumas-dicas-fica-melhor-ainda/