Então, recentemente fiz um curso de javaScript e antes disso ja trabalho com java web… JSF e agora to com duvidas em ‘juntar’ os dois,
vo ilustra com meu codigo pra ficar mais claro
esse é meu formulario com datatable, os valores vem de um arraylist no meu mbean
window.onload = function (){
var formulario = document.getElementById("formulario");
var cod = formulario.codigo.value;
document.getElementById("botao").onclick = function(){
alert("funciona");
};
function teste(){
alert(cod);
}
};
O objetivo desse script seria apenas pegar o valor do campo codigo e apresentar na tela, só pra teste mesmo, mas
nao consigo acessar nada, nem botao nem nada. Gostaria de algum exemplo ou dica de como acessar um DataTable e tambem se ouver
criticas construtivas para meu codigo pois so iniciante ainda.
O problema é que você está fazendo um getElementById diretamente pelo id “botao”,
quando que este botão está dentro de outros containeres (o form, o datatable, a linha do datatable).
Você precisa especificar estes containeres no id. Uma dica é examinar com o firebug ou chrome o id gerado pelo jsf.
Se você definir o id do datatable como “tabela” por exempo, altere o teu javascript para
[quote=cgraf]O problema é que você está fazendo um getElementById diretamente pelo id “botao”,
quando que este botão está dentro de outros containeres (o form, o datatable, a linha do datatable).
Você precisa especificar estes containeres no id. Uma dica é examinar com o firebug ou chrome o id gerado pelo jsf.
Se você definir o id do datatable como “tabela” por exempo, altere o teu javascript para
Blz cara funcionou, era isso mesmo que faltava, só que ai vai mais uma pergunta
devido ao ‘:0:’ a função só funciona no primeiro botão… qual seria a forma pra funcionar igual em todos?
Obrigado
[quote=cgraf]Bom, aí depende do que você realmente quer fazer…
Precisa mesmo dos botões dentro do datatable? Se sim, o que irá diferenciar um botão do outro?
Se você está fazendo um crud poderia usar um commandLink ou commandButton
Você pode usar também o jquery para definir a mesma função para todos os botões do datable (usando um selector)
Não me vem mais nada na cabeça
sds
[/quote]
O que estou fazendo é pra ser uma loja virtual, então esse botão adicionar server pra pegar o valor da linha e jogar pra uma outra tabela na mesma pagina,
então ao clicar no botão ele tem que saber que quero aquela linha e jogar os valores para outra tabela de baixo entende…
Vo aproveitar esse post pra contar a história desde o inicio kk, comecei aprendendo java web e fazendo minha lojinha virtual… só que quando chegou nessa parte de pegar valores,
transferi pra outra tabela, só com o java não tava dando certo e foi ai que recorri a um amigo que me recomendou usar javaScript e ajax, e foi oque eu fiz, tranquei o projeto da minha loja e fui estudar javaScript e ajax através de video aulas… e hoje voltei com meu projeto da loja e estou com essas duvidas na junção de jsf e javaScript da qual citei e tenho ctz que surgirão outras. Então fica tambem minha pergunta, voce acha que deveria trancar denovo e estudar jquery? tipo eu preferia primeiro aprender a lidar com jsf e javaScript e depois ir pro jQuery (que são os meus planos), mas isso ae cara, até onde vc puder me ajudar aqui… fico muito grato. Abraço