Duvida jsf mvc

3 respostas
Deluxe

galera andei lendo paterms e mvc em apostilas mais nao fico muito claro para mim..

Olha como to fazendo meu projeto

MODEL

-Conexao BD
-Interface Usuario DAO (metodos para ser implementados)
-UsuarioDAO (Implementa a Interface, classe que faz acesso ao banco (insert, del, update, list)
-UsuarioExcepetion (Apenas uma classe de execoes)

VIEW

-UsuarioBEAN
-UsuarioPOJO

CONTROL

-UsuarioFacede (implementa a Interface)
-InterfaceFacede

Meu projeto ta montado assim
agora vamo la

Na Minha Classe (UsuarioBEAN) tenho metodos que retornan String
public String novoUsuario(){
        this.usuarioPojo = new UsuarioPojo();
        return "novo";
    }

Esse Metodo retorna `novo` que vai no faces-config e chama outra pagina (novoUsuario.jsp).

na mesma classe (UsuarioBEAN) tenho metodos assim..

public String facedeSalvar() throws UsuarioDAOException{

InterfaceFacedeUsuario icdao = new FacedeUsuario();
   	 	System.out.println("Chamando facede create");
   	 	icdao.create(usuarioPojo);

return "sucesso_ins";
   }

Esse Metodo vai na minha classe FacedeUsuario e chama o metodo (create) como podem ver..

public void create(UsuarioPojo usuarioPojo)throws UsuarioDAOException {

InterfaceUsuarioDAO icdao = new UsuarioDAO();
        icdao.salvar(usuarioPojo);

}

E o metodo create chama a classe UsuarioDAO (onde possui os insert, update, list, delete)..

Isso seria correto?
pq me falaram que no BEAN nao pode ter metodos com acesso ao DAO, entao teria que chamar uma classe responsavel por isso (FacedeUsuario).
entao Meu BEAN chama o FacedeUsuario que chama o DAO..
certo isso?
ou errado?

Pq antes eu coloca no BEAN metodos que ja acessavam o DAO..

Nas minhas Paginas JSP para mim acessar as variaveis estou fazendo normalmente (ex: UsuarioBEAN.UsuarioPOJO.nomeUsuario)
e para chamar os Botoes uso apenas UsuarioBEAN.facedeSalvar, que vai no Bean chama o metodo facedeSalvar que chama o metodo da classe FacedeUsuario que chama o metodo da classe UsuarioDAO..

Obrigado

3 Respostas

K

Modelo = classe com os gets e sets e suas respectivas variaveis que serão usadas no projeto;

Control = classe com o controle sobre movimentação com o BD, com os metodos de acessos ao banco, etc;

View = Classe para Visualização, mas creio que no jsf o view seja as paginas jsf, segundo eu entendi.

Abraços
XD

Deus eh tudo, o resto eh java…

thiago.correa

Kim Elias:
Modelo = classe com os gets e sets e suas respectivas variaveis que serão usadas no projeto;

Control = classe com o controle sobre movimentação com o BD, com os metodos de acessos ao banco, etc;

View = Classe para Visualização, mas creio que no jsf o view seja as paginas jsf, segundo eu entendi.

Abraços
XD

Deus eh tudo, o resto eh java…

Para elucidar mais o que é o MVC

K

Então, creio que não fui muito expresso em explicar, no model não se usa somente gets e sets, mas é algo mais facil de se relacionar e entender no meu caso…

Como está no site do wikipedia, em jsf as paginas são as visualizaões, no caso o view, ele sita outros tipos como html, asp, etc…

O control eu sitei como uma classe que trata com banco de dados, porém, não é só isso, como diz no wikipedia, ele manipula o evento da interface do usuário (geralmente relacionado ao banco)…

Eu tambem sou novo, o importante é aprender com erros e acertos.

Criado 6 de junho de 2008
Ultima resposta 20 de jan. de 2010
Respostas 3
Participantes 3