Duvida Jsf: richfaces calendar

Bom dia galera do Guj.preciso de ajuda, creio que simples,.estou desenvolvendo uma cadastro em JSF e preciso salvar um campo Date na base de dados no formato
padrão Brasileiro “dd/MM/yyyy”, utilizo a tag <rich:calendar > porem o “datePattern” do calendar do rich e o o pattern da tag do core não fazem a conversão qdo chega
no banco de dados, e a impressão visual é no formato americano.Me falaram que o Pattern ja implementa o SImpleDateFormat então não seria necessario utilizá-lo…correto?
segue o codigo do rich…
grato;

<h:outputText value="DataAtivacao: " /> <rich:calendar datePattern="dd/MM/yyyy" value="#{licencaBean.licenca.dataAtivacao}" > <f:convertDateTime type="date" pattern="dd/MM/yyyy" /> </rich:calendar>

[quote=leandrotdealmeida]Bom dia galera do Guj.preciso de ajuda, creio que simples,.estou desenvolvendo uma cadastro em JSF e preciso salvar um campo Date na base de dados no formato
padrão Brasileiro “dd/MM/yyyy”, utilizo a tag <rich:calendar > porem o “datePattern” do calendar do rich e o o pattern da tag do core não fazem a conversão qdo chega
no banco de dados, e a impressão visual é no formato americano.Me falaram que o Pattern ja implementa o SImpleDateFormat então não seria necessario utilizá-lo…correto?
segue o codigo do rich…
grato;

<h:outputText value="DataAtivacao: " /> <rich:calendar datePattern="dd/MM/yyyy" value="#{licencaBean.licenca.dataAtivacao}" > <f:convertDateTime type="date" pattern="dd/MM/yyyy" /> </rich:calendar> [/quote]

Acrescente a propriedade

locale="pt_BR"

dentro do rich:calendar e tente

Utilize DateFormat, no Bean, antes de mandar para o DAO.

DateFormat df = new DateFormat("dd/MM/yyyy");
java.sql.Date sqlDate = df.parse(licenca.dataAtivacao).getTime());

Aí você terá o que precisa.

Bom, ainda estou apanhando com a data …=|, nao consigo instanciar nenhum metodo de formatar data sem ser dentro de um método main…
nem o DateFormat, SimpleDateFormat…
alguma dica ?

grato

Primeiro, postar a classe.

Bom…falei método de formatar…rss …no caso seriam as classes de formatar Data, nao tem como instanciar na classe DAO.
Porem , pensando bem, eu formatei a data no momento do cadastro com <rich: calendar> . até ae ok.
Depois quando vai para o banco fica no formato “yyyy/MM/dd” , mas acho q o banco de dados configurado como Date só entende assim, senão em engano…
então o que teria q fazer seria a formatação no momento da listagem …não seria isso o correto ?

<h:column> <f:facet name="header"> <h:outputText value="DataAtivacao" /> </f:facet> <h:outputText value="#{a.dataAtivacao }" /> </h:column>
a formatacao seria no <h:outputext >, pelo menos é o imagino…
vou ir tentando…caso nao consiga te aviso…
grato…

CARA…PODE FECHAR O TOPICO…
usei <f:convertDateTime pattern="dd/MM/yyyy" />

e consegui oq precisava…

vleuu…
abraço…