Duvida.jsp?opcao=4 (Passagem de parametro)

4 respostas
J

Para eu pegar um parametro de uma chamada como essa: duvida.jsp?opcao=4, eu teria que dar um req.getParameter(“opcao”), agora como eu faria pra testar se alguma opcao foi passada, ou seja, se a chamada for somente duvida.jsp, porq se a chamada for apenas duvida.jsp e vc der um req.getParameter(“opcao”) ele dah um null exception…

4 Respostas

M

qnd tu der o gerParameter() não vai dar NullException se nao tiver parametros, só vai retornar null, por exemplo, se tu acessa por

minhaPagina.jsp?var1=abc

e tenta recuperar algo como:

String s = request.gerParameter( var2 );

a tua String “s” simplesmente será null, agora, se depois tu fizer alguma operação na tua String nula, ai sim vai dar exception, ou, se tu tentar algo assim:

String s = request.gerParameter( var2 ).trim();

vai dar exception na hora, pq tu ta recuperando um valor null, e antes de atribuir, ta chamando um trim() em null…

D

Da pra fazer assim tbm, utilizando a JSTL:

<c:set var="opcao" value="${param.opcao}"/>
<c:if test="${! empty opcao}">
...
...
...
</c:if>
G

Teu request está retornando NULL, e se tu está utilizando ele sem fazer uma validação para o objeto nulo, ai pode dar algum nullpointer por ai.

J

Okz moçada brigadao! Preciso rever meu codigo, nao lembro se eu to tentando pegar o parametro e fazer algo com ele dps… Eu pensava q o jsp nao aceitava esse tipo de funçao, ou seja, pegar um parametro que nao está sendo passado…

Criado 22 de setembro de 2004
Ultima resposta 22 de set. de 2004
Respostas 4
Participantes 4