Para eu pegar um parametro de uma chamada como essa: duvida.jsp?opcao=4, eu teria que dar um req.getParameter(“opcao”), agora como eu faria pra testar se alguma opcao foi passada, ou seja, se a chamada for somente duvida.jsp, porq se a chamada for apenas duvida.jsp e vc der um req.getParameter(“opcao”) ele dah um null exception…
qnd tu der o gerParameter() não vai dar NullException se nao tiver parametros, só vai retornar null, por exemplo, se tu acessa por
minhaPagina.jsp?var1=abc
e tenta recuperar algo como:
String s = request.gerParameter( var2 );
a tua String “s” simplesmente será null, agora, se depois tu fizer alguma operação na tua String nula, ai sim vai dar exception, ou, se tu tentar algo assim:
String s = request.gerParameter( var2 ).trim();
vai dar exception na hora, pq tu ta recuperando um valor null, e antes de atribuir, ta chamando um trim() em null…
Da pra fazer assim tbm, utilizando a JSTL:
[code]
<c:set var="opcao" value="${param.opcao}"/>
<c:if test="${! empty opcao}">
…
…
…
</c:if>[/code]
Teu request está retornando NULL, e se tu está utilizando ele sem fazer uma validação para o objeto nulo, ai pode dar algum nullpointer por ai.
Okz moçada brigadao! Preciso rever meu codigo, nao lembro se eu to tentando pegar o parametro e fazer algo com ele dps… Eu pensava q o jsp nao aceitava esse tipo de funçao, ou seja, pegar um parametro que nao está sendo passado…