Dúvida JSP

Boa noite,

estou com um problema e eu sei que é bem simples mas não sei porque está dando esse erro.

estou tentando simplesmente cadastrar um cliente em uma tabela e está dando o seguinte erro:

500 Servlet Exception

java.lang.ClassNotFoundException: com.mysql.jdbc.Driver
at com.caucho.loader.DynamicClassLoader.findClass(DynamicClassLoader.java:1180)
at com.caucho.loader.DynamicClassLoader.loadClass(DynamicClassLoader.java:1119)
at com.caucho.loader.DynamicClassLoader.loadClass(DynamicClassLoader.java:1068)
at java.lang.ClassLoader.loadClassInternal(ClassLoader.java:319)
at java.lang.Class.forName0(Native Method)
at java.lang.Class.forName(Class.java:169)
at _jsp._jsp._cadastra__jsp._jspService(JSP/conn.jsp:5)
at com.caucho.jsp.JavaPage.service(JavaPage.java:61)
at com.caucho.jsp.Page.pageservice(Page.java:578)
at com.caucho.server.dispatch.PageFilterChain.doFilter(PageFilterChain.java:192)
at com.caucho.server.webapp.WebAppFilterChain.doFilter(WebAppFilterChain.java:175)
at com.caucho.server.dispatch.ServletInvocation.service(ServletInvocation.java:240)

at com.caucho.server.http.HttpRequest.handleRequest(HttpRequest.java:263)
at com.caucho.server.port.TcpConnection.run(TcpConnection.java:481)
at com.caucho.util.ThreadPool$Item.runTasks(ThreadPool.java:685)
at com.caucho.util.ThreadPool$Item.run(ThreadPool.java:607)
at java.lang.Thread.run(Thread.java:619)

os arquivos são:

cadastro.jsp

<%@ page contentType=“text/html; charset=iso-8859-1” language=“java” import=“java.sql.*” errorPage="" %>

Cadastro

Nome:

Telefone:

E-mail:

Listar

e cadastra.jsp

<%@ page contentType=“text/html; charset=iso-8859-1” language=“java” import=“java.sql.*” %>
<%@include file=“conn.jsp”%>
<%
//Nada será gravado no cache do cliente
response.setDateHeader(“Expires”, 0);
response.setHeader(“Pragma”, “no-cache”);
if (request.getProtocol().equals( “HTTP/1.1” )) {
response.setHeader(“Cache-Control”,“no-cache”);
}
%>
<%
out.println("");
}
%>

e o arquivo de conexão conn.jsp

<%@ page language=“java” import=“java.sql.*” %>

<%

Class.forName(“com.mysql.jdbc.Driver”);
Connection con = DriverManager.getConnection(“jdbc:mysql://localhost/chjm”,“root”,"");
Statement stm = con.createStatement();
%>

eu uso o resin como servidor web e já instalei o mysql_connector na pasta lib… o que será que está errado?

desde já agradeço, neoSoro.

o erro java.lang.ClassNotFoundException: com.mysql.jdbc.Driver se da pela nao localizacao do driver…o que vc chama de instalar? bem de qualquer forma ele tem que estar em seu classpath (pode colocar na pasta SRC) do seu projeto.

quando eu disse instalado, quis dizer que copiei o arquivo mysql-connector-java-3.1.10-bin dentro da pasta lib do resin(esotu utilizando a versão 3.1.2) e já tinha feito isso antes, mas agora não sei porque não funciona mais. fiz o mesmo procedimento… conectei, fiz um formulário e quando eu mando gravar aparece esse erro. tem alguma coisa a ver com a minha variável CLASSPATH? a minha está assim: .;%JAVA_HOME%\lib; C:\resin-3.1.2\lib (acho que a parte C:\resin… está errada) tem alguma coisa a ver? tava sem antes eu que coloquei para testar, mas não adiantou de nada. ¬¬. desde já agradeço e se puder me ajudar, obrigado.

quando eu disse instalado, quis dizer que copiei o arquivo mysql-connector-java-3.1.10-bin dentro da pasta lib do resin(esotu utilizando a versão 3.1.2) e já tinha feito isso antes, mas agora não sei porque não funciona mais. fiz o mesmo procedimento… conectei, fiz um formulário e quando eu mando gravar aparece esse erro. tem alguma coisa a ver com a minha variável CLASSPATH? a minha está assim: .;%JAVA_HOME%\lib; C:\resin-3.1.2\lib (acho que a parte C:\resin… está errada) tem alguma coisa a ver? tava sem antes eu que coloquei para testar, mas não adiantou de nada. ¬¬. desde já agradeço e se puder me ajudar, obrigado.[/quote]

rafael, resolvi. não sei oq eu era, mas atualizei a ver~sao estou usando a 3.1.3 e fiz o mesmo procedimento e deu certo.
mas de qualquer forma valeu.