Bom pessoal gostaria de saber a diferença entre Java Server Faces e Facelets, cheguei a ler algumas coisas, mas ainda estou com duvida??
Posso até estar falando bobagem, mas foi como eu entendi:
O JSF é basicamente uma estrutura que facilita o desenvolvimento das paginas web, você tira toda aquelas preocupações que teria com as Servlets, navegação e coisa e tal, e delega isso para o JSF, ele cria suas instancias, sabe pra onde navegar(de acordo com seu mapeamento), ele deixa a programação mais descomplicada permitindo que possamos deixar detalhes de funcionamento de lado e nos preocuparmos mais com o desenvolmento das “Regras do negocio” nos nossos Beans.
Só que a pagina ainda fica dificil, tudo muito junto, componentes complexos. O Facelet (assim como o reachFaces,primefaces, blablafaces) é uma upgrade nisso, os componentes que vamos usar na nossa pagina se tornam menos complicados e mais poderosos, podemos ate construir nós mesmos eles. um artigo legal:
Abraço!
Valeu angeliski, mais uma duvida alguém tem algum link ou algum conteúdo que fale sobre os processos de uma aplicação Facelets. Aabraço
Um Facelet é como se fosse um template que roda no JSF, o Java Server Faces é uma “especificação” para framework de desenvolvimento baseado em componentes (modo defesa de apedrejamento on rs) se me permitem dizer é como o WebForms da Microsoft(conhece ?), então e o RichFaces, PrimeFaces, PrettyFaces entre outros Faces são as implementações de componentes para esta especificação OK, então e o Facelets é parte do JSF que funciona como template para páginas JSF.