Duvida Layout Absolute

Estou desenvolmento uma aplicacao no Sum One Studio e quero passar pro JCreator…
porem ele dah erro no Layout, ele não reconhece o AbsoluteLayout
como que eu faço pro Jcreator reconhecer o AbsouteLayout…???
q eh akele layout onde posso jogar os componetes em todo o lugar dah tela…

[quote=“Heero”]Estou desenvolmento uma aplicacao no Sum One Studio e quero passar pro JCreator…
porem ele dah erro no Layout, ele não reconhece o AbsoluteLayout
como que eu faço pro Jcreator reconhecer o AbsouteLayout…???
q eh akele layout onde posso jogar os componetes em todo o lugar dah tela…[/quote]

Coloque o arquivo AbsoluteLayout.jar no seu classpath

PS.: já adiantando as mensagens posteriores à esta: não use o AbsoluteLayout

valeu amizade, soh q eu boiei…
me explica melhor q eu não entendi…
onde q vai tah o AbsoluteLayout.jar ??
e onde q fica o classPath???
e como que eu faço isso…

fraguei não…

e a principal pergunta:
por q não usar o AbsolutLayote??? eu sei q um dos motivos eh o lance de maximinizar a tela, tem haver?? outros problemas tbm???

valew!

[quote=“Heero”]valeu amizade, soh q eu boiei…
me explica melhor q eu não entendi…
onde q vai tah o AbsoluteLayout.jar ??
e onde q fica o classPath???
e como que eu faço isso…

fraguei não…
valew![/quote]

Classpath é uma variável de ambiente que foi discutida aqui zilhões de vezes e tem até um tutorial sobre ela no GUJ, procure em “pesquisar” no fórum caso tenha dúvidas sobre ela.
Veja aqui e
aqui

Porque blá blá blá e etc e blá blá blá :smiley:
Porque o AbsoluteLayout não faz parte dos layout manager’s padrões da linguagem e portanto seu código fica muito restrito à uma implementação específica, além disso ficará menos portável para ser jogado de uma plataforma para outra (ex.: linux, windows, etc) e até mesmo poderá se comportar de maneira imprevista se o usuário mudar a resolução da tela e tudo o mais. Não é pecado usá-lo, mas o fato de ele não ser padrão pode trazer problemas para a manutenção do seu projeto no futuro.
E blá blá blá e etc e blá blá blá :wink:

:idea: Seguinte, você pode fazer da seguinte forma.
Desenvolva o seu layout no AbsoluteLayout e depois que o design estiver ok mude o layout para o GridBagLayout. Não é lá grande coisa, mas é melhor que usar somente o AbsoluteLayout.
Essa tática tbm funciona no JBuilder, desnvolva com XYLayout e passe para GridBagLayout depois que o layout estiver ok.

Só uma idéia, se é só para estudo não vai mudar muito, mas profisisonalmente siga o conselho do marcioxl.

Só mais uma coisa:
[color=“darkblue”]Instalação do Java no Windows[/color]
http://www.guj.com.br/servlet/guj?PARSE=true&MAMUTE_ACTION=br.com.guj.action.ListTutorial&MAMUTE_TEMPLATE=ShowTutorial&LIST_TUTORIAL=single&TutorialId=12&PAGE=1

[color=“darkblue”]Configuração do Classpath[/color]
http://www.guj.com.br/servlet/guj?PARSE=true&MAMUTE_ACTION=br.com.guj.action.ListArticle&MAMUTE_TEMPLATE=ShowArticle&LIST_ARTICLE=single&ArticleId=8&PAGE=1

Exitem duas ferramentas de busca aki no guj
a Busca do forum para buscar posts antigos e a busca do site principal, nesta é possível buscar artigos, tutoriais e outros

[color=“darkblue”]Busca do GUJ[/color]
http://www.guj.com.br

Está localizado no topo de todas as páginas que não sejam do forum.

[color=“darkblue”]Busca do forum[/color]
http://www.guj.com.br/forum/search.php

Um abraço

eh eu tbm acho q absolut não eh uma boa solução, eu soh tava querendo ler mais sobre o pq de não usar absoluty…
foi mail quanto ao classpath, tbm não dah pra saber tudo q tem no site…
valeu pelas dicas , continuem se e nos ajudando!
Viva a comunidade JAVA!
junto JAVAREMOS!!
ha, essa eh boa!

:arrow: Kra, sem crise, a pergunta do classpath está no lugar certo, foi uma da minhas primeiras dúvidas aki e será a de muitos outros que virão.
:idea: Essa é uma msg que montei justamente para estes casos.

As vezes é legal procurar por um assunto pois se vc achar a resposta, é muito mais rápido do que aguardar que alguem responda seu post. Sacou?

Falow… Um abraço…
:wink:

ah sim na boa…
respondi de boa!!! valeu pela dica!!!
concordo contigo e não abro!

abração!

[quote=“black_fire”]:idea: Seguinte, você pode fazer da seguinte forma.
Desenvolva o seu layout no AbsoluteLayout e depois que o design estiver ok mude o layout para o BagGridLayout. Não é lá grande coisa, mas é melhor que usar somente o AbsoluteLayout.
Essa tática tbm funciona no JBuilder, desnvolva com XYLayout e passe para BagGridLayout depois que o layout estiver ok.
[/quote]

Lembrando que o nome correto da classe a que você se referiu é GridBagLayout :smiley:

[]'s

:oops: Valeu o toque. Já arruei na msg!! :wink: