Duvida ligação com Banco de Dados

Pessoal estou fazendo os exercicios do tópico 2.6 da apostila fj-21, só que parei no seguinte código:

[code]package br.caelum.jdbc.teste;

import java.sql.Connection;
import java.sql.SQLException;

import br.com.caelum.jdbc.ConnectionFactory;

public class TestaConexao {

public static void main(String[] args) {

Connection connection = new ConnectionFactory().getConnection();

System.out.println("conexão aberta!");
	try {
		connection.close();
	} catch (SQLException e) {
		// TODO Auto-generated catch block
		e.printStackTrace();
	}
}

}[/code]

e segue o erro quando executo o código:

[color=red]Exception in thread “main” java.lang.RuntimeException: java.sql.SQLException: No suitable driver found for jdbc:mysql ://localhost/mysql
at br.com.caelum.jdbc.ConnectionFactory.getConnection(ConnectionFactory.java:13)
at br.caelum.jdbc.teste.TestaConexao.main(TestaConexao.java:12
)
Caused by: java.sql.SQLException[u]: No suitable driver found for jdbc:mysql ://localhost/mysql
at java.sql.DriverManager.getConnection(Unknown Source)
at br.com.caelum.jdbc.ConnectionFactory.getConnection(ConnectionFactory.java:11)
… 1 more[/color]

Já associei o driver do mysql ao meu projeto e continua dando o mesma erro de cima. Alguém tem idéia em onde eu possa está errando?

Brother …

Você tem que adicionar o conector (.jar) do mysql.

Segue link para download:

http://dev.mysql.com/downloads/connector/j/5.0.html

Depois é só add a sua library

Uma dificuldade q eu tinha qdo estava começando era q constantemente eu nao me baseava no JavaDoc do Java… O q eu quero dizer é, as exceptions do Java geralmente são bem sugestivas, por exemplo:

Exception in thread "main" java.lang.RuntimeException: java.sql.SQLException: No suitable driver found for jdbc:mysql ://localhost/mysql 

Deu SQLException, é sabido q é algo c/ o banco de dados, continuando a leitura remete à .jars faltantes via a mensagem

No suitable driver found Logo, vc deixou de adicionar ao classpath algum .jar requerido para conexão c/ o banco de dados em questão.

[quote=andrestrife]Pessoal estou fazendo os exercicios do tópico 2.6 da apostila fj-21, só que parei no seguinte código:

[code]package br.caelum.jdbc.teste;

import java.sql.Connection;
import java.sql.SQLException;

import br.com.caelum.jdbc.ConnectionFactory;

public class TestaConexao {

public static void main(String[] args) {

Connection connection = new ConnectionFactory().getConnection();

System.out.println("conexão aberta!");
	try {
		connection.close();
	} catch (SQLException e) {
		// TODO Auto-generated catch block
		e.printStackTrace();
	}
}

}[/code]

e segue o erro quando executo o código:

[color=red]Exception in thread “main” java.lang.RuntimeException: java.sql.SQLException: No suitable driver found for jdbc:mysql ://localhost/mysql
at br.com.caelum.jdbc.ConnectionFactory.getConnection(ConnectionFactory.java:13)
at br.caelum.jdbc.teste.TestaConexao.main(TestaConexao.java:12
)
Caused by: java.sql.SQLException[u]: No suitable driver found for jdbc:mysql ://localhost/mysql
at br.com.caelum.jdbc.ConnectionFactory.getConnection(ConnectionFactory.java:11)
… 1 more[/color]

Já associei o driver do mysql ao meu projeto e continua dando o mesma erro de cima. Alguém tem idéia em onde eu possa está errando?
[/quote]

Se você esta tentado pela linha de comando, e sua classe e seu “jar” está na raiz, você tem que colocar o .jar (do driver) no classpath -:
Para compilar javac -cp driver.jar;. Main.java
Para executar java -cp driver.jar;. Main

Você também pode colocar o driver do banco de dados dentro da pasta de instalação do java - “C:\Program Files (x86)\Java\jdk1.7.0_09\jre\lib\ext”.
Se estiver utilizando uma IDE é mais fácil né!