Duvida Linux

Bom, não vim aqui perguntar qual a melhor dist… Sei que todas são quase iguais para se programar em geral. Eu gostaria de saber qual está com o melhor desempenho, pois ja usei o fedora e o ubunto antigamente, e sentia firme a diferença de velocidade entre os 2.

Como passei muito tempo sem usar, gostaria de saber qual está com o melhor desempenho, tanto em processamento quanto em quesitos gráficos.

Obrigado.

[quote=kelvinoenning]Bom, não vim aqui perguntar qual a melhor dist… Sei que todas são quase iguais para se programar em geral. Eu gostaria de saber qual está com o melhor desempenho, pois ja usei o fedora e o ubunto antigamente, e sentia firme a diferença de velocidade entre os 2.

Como passei muito tempo sem usar, gostaria de saber qual está com o melhor desempenho, tanto em processamento quanto em quesitos gráficos.

Obrigado.[/quote]
A melhor distro é…: A que receber melhor personalização e ajustes do usuário. Parece meio obvio, mas é linux você pode alterar/configurar o que quiser do jeito que quiser.
Como indicação/ opinião pessoal: Slackware - dizem que é dificil e bla bla bla, mas tem a instalação mais simples possivel e você tem total controle dela…

Ja ouvi falar dele, dizem que é bom, mais tem que fazer tudo na unha kk.

Pra mim nem importa, quero coisa complicada mesmo. So que será que ele e bom em desempenho? uso correto de memoria, processador, processador grafico?
Sempre achei o “windows” muito fraco nesse quesito.

[quote=kelvinoenning]Ja ouvi falar dele, dizem que é bom, mais tem que fazer tudo na unha kk.

Pra mim nem importa, quero coisa complicada mesmo. So que será que ele e bom em desempenho? uso correto de memoria, processador, processador grafico?
Sempre achei o “windows” muito fraco nesse quesito.[/quote]

Cara, é bem otimizado o slackware… Como eu disse você pode otimizar bastante. Uma dica: se possivel use os slackbuilds, eles preparam a instalação dos programas usando flags otimizadas para a sua configuração.
Uma outra dica: se puder ler um pouco sobre kernel e tiver uma máquina boa para recompilar, tambem ajuda bastante.

[ ]'s

Slackware é uma boa opção, outra é Debian que é bastante estável. Eu considero o Debian como uma distribuição intermediaria em nivel de dificuldade, vai te exigir algum conhecimento e nem tudo poderá fazer apenas clickando, mas tambem oferece muitas ferramentas e tu não irá precisar fazer tudo na mão.

Falo do Debian pq é a distribuição que eu tenho acompanhado, Slackware eu to meio por fora, não sei como tá.

A galera ainda mantem essa de “Slackware é tudo na mão”… Pode ser desde que você queira. Eu mesmo não configurei minha conexão wifi na mão, eu peguei um SlackBuild do WICD pronto.(exemplo)
É uma distro bem estavel e com a filosofia KISS eu consigo manter o uso em um notebookzinho fraco, bem suportavel…
O debian também é uma boa opção, mas se você não for de Slackware procure pelo Arch Linux. Distro rolling release e bem estável que também mantem a filosofia KISS. Só é um pouco mais complicado na instalação.

Outras opções:
Gentoo - metadistribuição se você quiser e gostar bastante de linux… se prepare para compilar quase tudo. Otimização excelente para o seu hardware.
Sabayon - Versão mais leve do gentoo, caso você queira experimentar os recursos do gentoo, mas ainda não tem essa vontade de passar dias configurando/compilando.

Arch Linux - KISS, rolling release, instalação um pouco complicado, mas depois disso fica mais simples.
Manjaro - Baseado no Arch, acho que é a mesma ideia do sabayon… (aproveitar recursos, conhecer a distro)

E por ai vai…

[ ]'s

Eu nao uso (ainda), mas tem um pessoal da minha facul que usa o Arch, eles falam que é muito bom e rapido,
mas para instalar é um pouco chato, tem que instalar uns drivers na mao, mas tirando isso, depois fica bem tranquilo de manter.

abraço

Se tiver mais de 2Gb de RAM, o desempenho vai ser praticamente o mesmo, se tiver menos, ai é mais de escolher um ambiente gráfico leve (como XFCE) do que da distribuição em si.

[]s

[quote=Luiz Aguiar]Se tiver mais de 2Gb de RAM, o desempenho vai ser praticamente o mesmo, se tiver menos, ai é mais de escolher um ambiente gráfico leve (como XFCE) do que da distribuição em si.

[]s[/quote]

O que pode ajudar no desempenho é compilar os pacotes ao invés de usar as versões prontas (.deb, .txz, .rpm) no Slackware eu uso os Slackbuilds, mas caso você opte por outra distro é so dar uma pesquisada em flags e etc…