olá pessoal!
tenho dois livros de UML pra escolher(que têm na biblioteca da faculdade):
“UML Essencial” de Martin Fowler e UML: Guia do Usuário, que é dos caras que “criaram” a UML.
o primeiro aborda UML 2.0, mas parece ser muito resumido. o segundo com certeza é mais completo, mas aborda UML 1.3, por isso minha dúvida.
qual vocês me aconselham? eu não devo ler sobre UML 1.3 porque é perda de tempo? ou as diferenças entre as versões são poucas?
não adianta aconselharem outros livros, os únicos à minha disposição são esses.
e se essa escolha depender do meu propósito, o meu propósito é saber o mínimo de UML, pra quando chegar numa entrevista de estágio poder dizer ao menos que sei UML, e saber ealmente né.
obrigado.
Amigo, se vc tem acesso a internet sugiro que vc procupe por apostilas. Particularmente gosto do “UML Essencial”, pois tem uma linguagem mais simples p quem tá querendo aprender, o resto vc pega na net mesmo.
B
Bruno_Leonardo1
Amigo, iria no primeiro, pois na minha “humilde” opinião, não é necessário saber UML em detalhes. Sabendo desenhar seus principais artefatos já basta. Grande parte da galera a utiliza não como documentação e sim como “rascunho” para clarear idéias. E acho está última opção a melhor.
souarte
pois é isso mesmo que eu queria saber.
algumas vagas de estágio pedem que a gente saiba UML, mas nao sei em qual nível eles querem.
aí tenho medo de dizer que sei, só porque li um livro, e quando chegar lá nnão saber de nada.
obrigado
B
Bruno_Leonardo1
Principalmente pela ascenção dos processos ágeis (XP, Scrum) ela é usada para esclarecer, discutir e comunicar ideias. Agora é certo tbém, que muitas empresas a utilizam como “principalmente” ferramenta de documentação, aí vc terá de sabê-la em detalhes. Mas se vc entrar pra uma empresa que a use como ferramenta de documentação e já souber rascunhar legal, ter um bom livro ao lado te fornecerá detalhes suficientes para elaborar a documentação.
Empresas grandes, com equipes grandes “geralmente” a usam como documentação!!!
Tbém tô precisando dar uma boa olhada em UML, tô dando manutenção num sistema legado há mais de 8 meses e este sistema não possui nenhum diagrama, documentação, nada, só o código que é bem comentado. Acho que esqueci quase tudo, principalemnte por acho UML um porre!!!
souarte
legal caras.
é vou ler o livro UML essencial mesmo.