Dúvida, lógica de um sistema de login

6 respostas
joaolenosi

Bom dia pessoal, estou com uma pequena dúvida, gostaria de saber como funciona a lógica de um sistema de login?
Eu sei validar o login da pessoa no banco, mais a dúvida é a seguinte, como eu fasso pra direcionar cada login efetuado pra uma determida página, de modo que só o seu úsuario veja as informações sigilosas?
A lógica que eu queria é mais ou menos como se fosse o facebook.

Acredito que o sistema não vai fazer o if para cada pessoa logada pra ser redirecionada!!!

6 Respostas

d34d_d3v1l

Usando qual tecnologia?

Usando o VRaptor por exemplo,
vc utiliza um plugin de autenticação (só configurá-lo)…

ou então cria na mão… Escreve um Interceptor (classe que vai interceptar cada requisição)
e faz esse controle verificando se existe um usuario logado (na sessão) ou não. :slight_smile:

Recomendo a leitura do material sobre vraptor… otimo framework, com ótima assistência. :slight_smile:

fabiomedeirosf

Há várias maneiras de você conseguir tal implementação, desde as mais “elegantes” até as mais braçais.

Dentro da própria plataforma java você tem disponível o JAAS (Java authentication and Authorization Service) que permite vc validar tanto o acesso quanto ao nível de conteúdos de acesso, por meio de perfis e grupos.

Há, também, o spring security, que basicamente é um “meio de campo” entre a implementação mais complexa do JAAS, este é bastante eficiente.

Outra forma, ainda, seria você criar sua própria “engine” (mecanismo) para esta validação e permissionamento, mas se existem soluções especificadas, testadas e com eficácia testada, eu não recomendaria.

Qualquer dúvida ou se precisar de mais informações poste ai.

[]s

giovanni_dalfre

Cara pelo que eu entendi da sua pergunta, você que saber se vai ter que direcionar cada usuário para sua prorpria pagina? Não.

A pagina é uma só. Oque muda são as variáveis, que você pega de acordo com o usuário logado na sessão…

guilherme.dio

Dê uma breve pesquisada no GUJ sobre Session e Interceptor(pesquise também sobre Filter).

joaolenosi

A tecnologia usada poderia ser JSF ou PHP ou então o próprio java desktop;
Bom é por que vou ter que implementar um sisteminha que funciona da seguinte forma, o usuario cadastrado possui o seu usuario e senha, aí quando ele for logar
eu vou ter que direcionar ele pra a página dele, onde possui os seus arquivos confidenciais, e cada usuario possui o seu. Então sub entende-se que o úsuario não pode vê as informações do outro.

Obrigado pelas as informações,

joaolenosi

Okay pessoal obrigado, vou pesquisar sobre o assunto.
se alguem ainda tiver alguma informação, é bem vinda.

Criado 29 de junho de 2012
Ultima resposta 29 de jun. de 2012
Respostas 6
Participantes 5