Dúvida manutenção de aplicação em produção

Olá
Estou com dúvida quanto como proceder com os arquivos que os usuários podem fazer upload entre outros recursos da aplicação como imagens por exemplo. Qual seria a melhor forma (estrutura de diretórios) para eu armazenar isso? Supondo que eu tenha uma aplicação em produção, se eu corrigir algum bug terei que fazer o deploy novamente? ou tem como eu atualizar só o que foi modificado? Estou nessa dúvida pois se eu fizer o deploy novamente o servidor irá apagar tudo, assim perco os arquivos dos usuários… :roll:

Alguma dica?

Estou usando jsf2, spring3

basta colocar os arquivos fora do servidor. na raiz por exemplo: “/imagens_usuarios”
Toda vez q vc reiniciar seu servidor, você não iria ter problemas com perda de arquivos.

humm, legal

Todas as hospedagem para java permitem isso?
E como eu iria referenciar esses arquivos no caso de um link para download por exemplo?

Não pode transformar em blob e salvar no banco de dados?
Então o mais adequado é fazer o que o jakefrog disse.

Não quero salvar isso banco para tentar preservar o desempenho da base

[quote=boot g]humm, legal

Todas as hospedagem para java permitem isso?
E como eu iria referenciar esses arquivos no caso de um link para download por exemplo?[/quote]
Tem sim. a url varia de acordo do seu link de hospedagem.

Você tem a opção de salvar no banco como drsmachado falou, eu prefiro em disco para aliviar o DB.
Mas vai do requisito de cada aplicação. ^^ [=

ok, vai ser dessa forma ai então, colocando em outro diretório, só essa questão de como referenciar ele esta meio confuso ainda, mas como o jakefrog disse, varia conforme a hospedagem :slight_smile:

Obrigado pessoal