Criei uma classe abstrada funcionario com alguns atributos private, nela contém um metodo abstrado salario, qnd estou executando o metodo em outra classe que herda da classe funcionário, ele dá erro, a classe não enxerga o atributo já criado na classe mãe.
É erro no codigo ou qnd o metodo é abstrado eu preciso declarar novamente o atributo na classe que quero manipular ?
Duvida metodo abstrado
5 Respostas
Que erro está dando?! Qual é o código que você está tentando executar?! Esse tipo de informação é importante para você poder receber ajuda 
o copilador pede para criar o atributo…
não estou com o codigo aqui vou postar depois
è bem provável que o teu atributo na classe pai esteja como private e você o está tentando usá-lo na classe filha, ou, você disponibiliza os métodos de acesso (getters/setters) ou você o deixa como public ou protected.
A melhor opção é a primeira, caso você ache que não convém, dentre as duas possibiliades da 2 opção, fique com a de deixar o atributo como protected.
Posta suas classes, é melhor que tentarmos adivinhar.
Só uma correçãozinha: A palavra certa é abstrato, não abstra[color=“red”]d[/color]o.
Concordo com o thiago.correa, provavelmente vc deve estar tentando acessar um atributo private da superclasse. Posta o código pra gente, ficará mais fácil de encontrar o erro.