Duvida metodologia pesquisa

Inicialmente a ideia de tema, MECANISMOS DE INTEGRAÇÃO ENTRE A NUVEM E O AMBIENTE CORPORATIVO onde idéia era comparar integração da cloud publicas. Mas tive muita dificuldade eu não sei como seria a metodologia para essa comparação para essa comparação dos mecanismos cloud e ambiente local (on-premise).

Outra idéia que me surgiu era um estudo do framework jcloud ou tentar desenvolver algo para integrar com cloud, mas não acredito que num projeto de mestrado de tempo para fazer.

Ai que surgiu a idéia anterior de UMA ANÁLISE DE ASPECTOS DE PORTABILIDADE, SEGURANÇA E INTEGRAÇÃO NA ADOÇÃO DE PLATAFORMAS DE CLOUD COMPUTING onde eu acredito que seja mais interessante ficar somente na segurança, até pelo tempo disponível, mas novamente cai na duvida de metodologia para essa comparação baseado cenários e patterns para cloud computing.

O que vocês acha que vale a pena fazer? Como vocês acham que acreditam que poderia ser o método de comparação e o que compara nesses dois temas o primeiro em integração e o segundo focando somente em segurança?

Primeiramente agradecer a sua atenção e abraço a todos;