Dúvida modelo de objeto

Boa tarde pessoal,

Estou apenas começando em java…

Estou com uma dúvida no meu projeto quanto a forma como definir os objetos dele.

É o seguinte tenho que desenvolver um projeto para entrada de pedidos, estou usando o Struts2 + Oracle10g + JDBC Puro (por questões operacionais)
o meu modelo de objeto é constituido por uma Classe Pedido que possui relacionamento com outras classes por exemplo Cliente, TipoOperacao, etc.

Quando eu for construir o View para o meu usuário como devo proceder utilizo a Classe pedido dentro de uma action ou devo utilizar dentro da actions os campos
de tela e apartir deles eu usando o new Pedido() devo preencher a classe.

Atenciosamente …

Fala Luciano,

não entendi muito bem sua dúvida. Acredito que esteja com dúvidas de como passar um Objeto através de uma Action Struts. É isso?

Bem, se for essa a dúvida, no envio de dados de formulários você receberá um Objeto preenchido pelo usuário. O objeto é preenchido com base no formulário criado na página. O Struts é inteligente para extrair os atributos do formulário e, com base no name de cada input, ele preenche o Objeto. Como ele sabe qual objeto que aquele formulário usará? Está no struts-config.xml.

Agora se você quiser enviar um objeto para o usuário visualizar, daí basta que você preencha um objeto na Action do struts e fazer um request.setAttribute(“nome”, objeto);. Na página você recupera o objeto ou então utiliza das poderosas JSTLs para acessar propriedades e interagir com o objeto (loops por exemplo).

Abraços. :slight_smile:

entendi eu estou usando o Struts2 ele não possui mais os formsBean nesse caso eu incluo os atributos do formulário na action mas depois que o usuário submeter o formulario eu tenho que preencher os obetos do meu modelo correto e esse o procedimento ?

Você está certo, desculpas cara, achei que fosse Struts 1.

Aqui tem um exemplo de como utilizar uma Action com o getModel para retornar o objeto da Action.

:wink:

uma outra dúvida que tenho é a respeitos do tipos de cada atributo do meu modelo, devo usar int ou Integer
double ou Double qual dele eu devo usar e em que situacoes?

Não programo em Struts 2 para saber se há algo novo a respeito disso, mas se não houver mudanças, utilize os tipos primitivos e Strings, porque assim haverá conversão automática e, inclusive, ficará mais fácil de você implementar o método validate (quando necessário). :wink: