Dúvida muito importante p/ mim que vi no GUJ (F.A.Q)

22 respostas
F

Na parte de F.A.Q, sobre IDEs, eu queria saber como que eu faço pra editar algum programinha de Java, no Vi, Mcedit, Emacs e por ai vai.
Porque apesar de tar achando o eclipse legal, vo seguir o conselho da F.A.Q, pois vai ficar mais facil de compreender (por ser mais simples certo?)

Agora, por exemplo, no Eclipse você cria tdo por ele de começo.
No Vi como que eu faria? Os programas, depois de ter feito eles eu faria como? Renomearia para .JAR?
E na hora de compilar? Como que faria?

Fora que no Eclipse tem aquele Plugin que eu acho MUITO importante que é aquele que parece com o Word quando vc erra, que fica sublinhado de vermelho.

Posso fazer alguma coisa parecida no Vi? Emacs? Mcedit?
ABraços! Espero respostas! :smiley:

22 Respostas

Leandro_Rangel_Santo

para criar .jar vc cria usa jar cvf arquivo.jar pacote

sobre o corretor “tipo word” , isso é particular da ide mesmo

marciolx

olá,

acho que o corretor “tipo word” já está subentendido no “syntax highlight” do editor, por exemplo, se uma palavra reservada não ficar verde ou azul, ou a cor em que as palavras reservadas estão configuradas no editor, você saberá que digitou errado.

Bani

Olá,
Este artigo do GUJ explica como utilizar o Java.

No caso de você desenvolver um programa no vi, você salva ele com a extensão .java e depois dá javac nomedoarquivo.java

Bani

Mas isso só funciona para palavras reservadas.
Se você chama uma variável de abc e depois tenta chamá-la como aBc não vai ter como perceber até a hora de compilar.

marciolx

Mas isso só funciona para palavras reservadas.
Se você chama uma variável de abc e depois tenta chamá-la como aBc não vai ter como perceber até a hora de compilar.

nesse caso (dependendo do editor) você poderia usar um plugin que mostrasse um “hint” ou “auto-completasse” a palavra conforme você vai digitando, isso diminiu a probabilidade de você errar e até mesmo de precisar digitar toda a palavra.

e o nosso colega Fabrício descreveu um “corretor ortográfico”, o que na minha opinião não é muito apropriado ao se escrever um programa, onde na maioria dos casos usamos palavras em mais de uma língua (português e inglês) e nomes de variáveis que na maioria das vezes (no meu caso, por exemplo) não passariam ilesas pelo crivo de um dicionário.

F

Valeu pessoal, vocês tão ajudando muito.
Não sei nem como agradecer!

Agora, no caso de tiver querendo fazer um programa no Windows (costumo usar o Linux, mas to pergutando por curiosidade) como que eu faria?
Bloco de notas mesmo?
E este Javac como que ficaria? (era só baixar?)

cv1

Muitas perguntas, pouco google, pequeno padawan.

F

Eu to pesquisando tambêm!
Não achem que eu não procuro as coisas que pergunto aqui :smiley:
Muitas vezes eu até chego a postar uma dúvida, mas pouco tempo depois já nem tenho mais ela porque encontrei a resposta!

Quanto a isso podem ficar tranquilo, mas sempre gosto de mtas respostas pra ter mais visão do assunto (afinal cada um sabe coisas que o outro não sabe)

Até porque quem fica parado esperando resposta, não sai do lugar =^]

F

Poxa fui compilar o programa do exemplo “HelloWorldConsole.java”
E quando eu dei

java HelloWorldConsole.java apareceu

A Classe java não foi encontrada: HelloWorldConsole.java

Peguei o JDK baixei e compilei

dei um

jar cvf HelloWorldConsole.jar

A Classe não foi encontrada: cvf

What hell is this?!?! ahuahuaha
Resumindo, desculpem pelas perguntas de n00b, mas eu to aprendendo mesmo esses dias Java.
Ai to com duvidas bobas.

Bani

Para compilar o programa você usa o javac
java é para executar (e aí você não coloca a extensão)

Sobre o jar você faria jar parametros nomearquivo.jar classes, mas esqueça ele por enquanto.

F

Eu tentei denvo, mas sempre da
-bash javac: command not found

Fiz igual o exemplo que oBani disse, mas ai fui pegar denovo o j2re, peguei em rpm dessa vez.
E quando fui instalar deu problema de dependências (por isso que eu odeio rpm, sempre falta dependencias).

E agora? To ficando indignado com isso aqui, mas vo continuar…ou so eu que ainda to fazendo alguma coisa errada? Não é possivel.
Alguem teve problema parecido? (Devo tar fazendo alguma coisa errada, só pode ser isso)

Fui ver o arquivo da
http://www.javalinux.com.br
e
http://www.geocities.com/cantinhodojava/instalacao.html

Ta ai, pra não dizerem que eu não procurei :smiley:
Resumindo, nesses sites ta tdo certinho, mas se eu faço igual ao do site, da erro nas dependencias.
Se eu pego .bin ele instalou tdo certinho, mas não to sabendo usar ele direito, porque quando dou javac não quer compilar.

Flw!

caiofilipini

Mas perai, você ta instalando o J2RE ou o J2SDK? :shock:

F

No J2RE não inclui o SDK?
Ou cada um é uma coisa diferente? Vo pegar o SDK então.

marciolx

“Fabricio”:
No J2RE não inclui o SDK?
Ou cada um é uma coisa diferente? Vo pegar o SDK então.

é o contrário (e mais lógico), o sdk inclui o jre

F

Peguei o SDK já, e ta instalado tudo certinho, mas não to entendendo o porque ele não ta funcionando, to lendo a documentação dele, deve me ajudar bastante a resolver esse problema, quando eu terminar de ler se tiver alguma duvida em fazer o javac funcionar eu posto aqui.
Valeu pessoal.

F

Tava pensando em Pegar o Javaedit, o que vocês acham?
É legal pra quem ta começando? Ou é melhor continuar tentando com o Vi mesmo?
To nessa dúvida.
Porque acho que o JAvaeditor não pode ser considerado como uma Ide pode?

F

To fazendo tudo certinho pra instalar ele! Agora quando eu vo executar o RPM ele diz que falta esse arquivo:

[root@redsven fabricio]# rpm -ivh j2sdk-1_4_2_01-linux-i586.rpm
erro: falha nas dependências:
glibc >= 2.1.2-11 é necessário para j2sdk-1.4.2_01-fcs

E o pior é que eu não sei aonde que pego essa dependência…ja entendi como que instala, mas não to conseguindo sair do lugar! Foi mal tar postando tanto é que eu to correndo atrás e pararam de responder, ai to precisando dessa ajuda, porque to empacado a a estudar o “Java” em si não comeceei ainda! Vo ir pro Windows jogar um pouco agora ve e a raiva passa.

Depois eu tento denovo, mas uma hora consigo :frowning:
Abraços!

cv1

Pq vc nao brinca com Java no Windows mesmo até aprender melhor como a coisa funciona, e depois que vc conseguir instalar a JDK no Linux, muda de ambiente? Não tou entendendo pq vc tá se matando tanto, sendo que a solução tá ali do lado (bom, na outra partição :D)

F

Eu quero aprender no Windows, tambêm…posso editar maus programas nele com o NotePad né? O resto eu sei onde tem documentacao ai fica mais facil.
Vo pegar o source se tiver , no lugar do RPM, deve dar certo.

Bani

Source não tem, mas tem binário (que nada mais é do que os arquivos finais compactados)

Rafael_Steil

Ja que tao falando em editores, vi etc etc… Esses tempos achei um texto perdido meu, dum tutorial que tinha feito sobre o vim… Nao vale rir, eh da epoca onde eu era ( mais ) bobo :roll:

http://unsekurity.virtualave.net/texto1/vim.txt

Rafael

F

Muito bom os textos dessa página, são bem escritos e explicatidos.
Sobre instalar o SDK eu já consegui, resumindo falta importar o PATH p/ valer em todas as Shells certo?
Fiz isso ontem mas escrevi o diretorio errado, sem querer…vo arrrumar hoje, quem sabe não consiga deixar funcionando.
É por isso que os comandos que se usa JAVAC, JAVA etc…não tavam funcionando.

Valeu pelo texto sobre o Editor, vo ler ele denovo (sempre tem detalhe que agente esquece né?)

Criado 14 de setembro de 2003
Ultima resposta 17 de set. de 2003
Respostas 22
Participantes 7