[Duvida muito simples]

8 respostas
ken420

Programo em netbeans, porem to tentando programar apenas com um notepad++ para melhorar meus conhecimentos e nao depender de uma ferramenta grafica, so que estou com uma duvida bem iniciante, digitei o codigo em minha classe para inserir a tela na pagina, e estou usando JFrame.MAXIMIZED_BOTH, ate ai tudo bem mas no meus codigos como explico o que fica em cima e o que fica em baixo da tela, pq tipo em tela 200,250 se vc inserir

painel.add(new JLabel("Texto1"));   	
painel.add(new JTextField(10));

ele fica justinho na tela mas se vc aplicar maximized fica tudo na mesma linha, em grosso modo como organizo o que eu quero inserir na minha tela?
Obrigado pela atenção :slight_smile:

8 Respostas

Andre_Brito

Opa.

Você tem que ou definir o layout que quer usar ou setar a posição do componente no JFrame. Na verdade, quando se usa Swing é mais fácil aprender como usar um bom gerenciador de Layout (como GridLayout, GridBagLayout e BoxLayout) do que usar layout nulo.

O layout padrão do JFrame e do JPanel é BorderLayout.
Então, na hora de adicionar, você deve dizer onde deve ir o componente (panel.add(componente, BorderLayout.NORTH)).
Pra saber quais as constantes de BorderLayout, pesquise pela API da classe.

Abraço.

ken420

quando usava o netbeans parece que o layout padrao era livre, da pra usar layout livre?

Andre_Brito

Opa.

Dá sim. Você usa o setLayout(null) na classe do JFrame. Mas eu desaconselho fortemente você a fazer isso. Acho que o melhor caminho é aprender a usar os layouts. No começo parece ser difícil, mas depois você vê que é a melhor opção.

Esse site pode ajudar.

Abraço.

davidbuzatto

Andre Brito:
Opa.
Abraço.

O gerenciador padrão do JPanel é FlowLayout.

davidbuzatto

O NetBeans por padrão, acho que a partir de versão 5.0, usa o gerenciador GroupLayout que foi inserido no Java 6.

ken420

eu tambem poderia usar o setBounds correto? mas pq nao eh recomendavel? em caso de troca de resolucao a tela do programa fica desconfigurada ou n eh isso?

ken420

tava pesquisando achei o JGoodies ,
1-) da pra suar ele programando via notepad++ ou JCreator ou ele é so para ferramentas graficas?
2-) como aplico ele em meu netbeans ele e um jar que eu adiciono?

Andre_Brito

davidbuzatto:
Andre Brito:
Opa.
Abraço.

O gerenciador padrão do JPanel é FlowLayout.

Uoopz.
Tem razão, me equivoquei.

Abraço.

Criado 8 de janeiro de 2009
Ultima resposta 8 de jan. de 2009
Respostas 8
Participantes 3