Programo em netbeans, porem to tentando programar apenas com um notepad++ para melhorar meus conhecimentos e nao depender de uma ferramenta grafica, so que estou com uma duvida bem iniciante, digitei o codigo em minha classe para inserir a tela na pagina, e estou usando JFrame.MAXIMIZED_BOTH, ate ai tudo bem mas no meus codigos como explico o que fica em cima e o que fica em baixo da tela, pq tipo em tela 200,250 se vc inserir
ele fica justinho na tela mas se vc aplicar maximized fica tudo na mesma linha, em grosso modo como organizo o que eu quero inserir na minha tela?
Obrigado pela atenção
Você tem que ou definir o layout que quer usar ou setar a posição do componente no JFrame. Na verdade, quando se usa Swing é mais fácil aprender como usar um bom gerenciador de Layout (como GridLayout, GridBagLayout e BoxLayout) do que usar layout nulo.
O layout padrão do JFrame e do JPanel é BorderLayout.
Então, na hora de adicionar, você deve dizer onde deve ir o componente (panel.add(componente, BorderLayout.NORTH)).
Pra saber quais as constantes de BorderLayout, pesquise pela API da classe.
Abraço.
ken420
quando usava o netbeans parece que o layout padrao era livre, da pra usar layout livre?
Andre_Brito
Opa.
Dá sim. Você usa o setLayout(null) na classe do JFrame. Mas eu desaconselho fortemente você a fazer isso. Acho que o melhor caminho é aprender a usar os layouts. No começo parece ser difícil, mas depois você vê que é a melhor opção.
Opa.
Abraço.
O gerenciador padrão do JPanel é FlowLayout.
davidbuzatto
O NetBeans por padrão, acho que a partir de versão 5.0, usa o gerenciador GroupLayout que foi inserido no Java 6.
ken420
eu tambem poderia usar o setBounds correto? mas pq nao eh recomendavel? em caso de troca de resolucao a tela do programa fica desconfigurada ou n eh isso?
ken420
tava pesquisando achei o JGoodies ,
1-) da pra suar ele programando via notepad++ ou JCreator ou ele é so para ferramentas graficas?
2-) como aplico ele em meu netbeans ele e um jar que eu adiciono?
Andre_Brito
davidbuzatto:
Andre Brito:
Opa.
Abraço.