Dúvida MVC + JSF

Olá a todos dos site.
Estou com uma dúvida a respeito de MVC e gostaria de saber se vcs fazem como eu ou se utilizam alguma outra solução.

Na orientação a objetos, uma classe deve ter seus atributos e métodos dentro dela. Mas isso não ocorre na maioria dos exemplos que vejo por ai.
Normalmente, quando utilizamos jpa apenas moldamos uma classe com atributos e nenhum método para aplicar lógica. A logica é aplicada dentro do controller.
Alguns autores chamam isso de classes anêmicas!!!
Isto funciona bem, mas não sei se é o correto.

Exemplo:

Modelo:

@Entity
public class Usuario {
	@Id
	@GeneratedValue(strategy = GenerationType.IDENTITY)
	@Column(unique = true, nullable = false)
	private int id;

@Column(nullable = false, length = 150)
	private String nome;

@Column(nullable = false, length = 26)
	private String senha;

//getters e setter

Controller:

@ManagedBean(name = "usuarioBean")
@SessionScoped
public class UsuarioBean {

private Usuario usuario = new Usuario();

public String salvar(){ //método para salvar usuario implementado no controller
             UsuarioDAO dao  = new UsuarioDAO();
             dao.salvar(usuario);
            return "sucesso"
        }

//getters e setters
}

Estou utilizando aqui jpa e jsf.

[]s

O Controller deve fazer a intermediação da sua view com as outras camadas, porém isto não significa que não existe regras de negocio implementadas nas suas classes modelo.

Um simples exemplo:

class Conta {
  private double saldo;
  private double limite;

public Conta(double limite) {
    this.limite = limite;
  }

public void deposita (double x) {
    this.saldo += x;
  }

public void saca(double x) {
    if(this.saldo + this.limite >= x) {
      this.saldo -= x;
    }
    else throw new IllegalArgumentException("estourou limite!");
  }

public double getSaldo() {
    return this.saldo;
  }
}

No seu controller você deverá apenas tratar o retorno do metodo saca por exemplo

[quote=mausexdd]O Controller deve fazer a intermediação da sua view com as outras camadas, porém isto não significa que não existe regras de negocio implementadas nas suas classes modelo.
[/quote]

Concordo com vc e creio que este deva ser o comportamento correto do modelo MVC. Todavia estava explicitando em relação ao mapeamento com jpa de uma classe somente com seus atributos e grande parte da logica no controller. Como há em alguns exemplos por ai.

Compreendo. Porém percebe-se que realizando o mapeamento das classes modelo você está especificando algumas validações desta classe,como o objeto da mesma devera se comportar, porém utilizando notações JPA,

[quote=mausexdd]O Controller deve fazer a intermediação da sua view com as outras camadas, porém isto não significa que não existe regras de negocio implementadas nas suas classes modelo.

Um simples exemplo:

class Conta {
  private double saldo;
  private double limite;

public Conta(double limite) {
    this.limite = limite;
  }

public void deposita (double x) {
    this.saldo += x;
  }

public void saca(double x) {
    if(this.saldo + this.limite >= x) {
      this.saldo -= x;
    }
    else throw new IllegalArgumentException("estourou limite!");
  }

public double getSaldo() {
    return this.saldo;
  }
}

No seu controller você deverá apenas tratar o retorno do metodo saca por exemplo [/quote]

As regras de negocio não deveriam ficar na classe para as regras de negocio? como no seu exemplo da conta seria ContaRN ?

[quote=Mathe][quote=mausexdd]
As regras de negocio não deveriam ficar na classe para as regras de negocio? como no seu exemplo da conta seria ContaRN ?[/quote]

Já vi esse tipo de exemplo, o qual cria um classe para criar a lógica(métodos) da classe. Enquanto em outra classe vc apenas mapeia os atributos, como eu fiz no primeiro post.
Depois no controle vc chamaria a ContaRN para aplicar os seus métodos na classe Conta.

Todavia, desse modo, estariamos quebrando o paradigma de OO, em que os atributos e os métodos pertencem a mesma classe, não?

[]s

Olha realmente, mas os pontos positivos de se usar esse padrão acho que sobrepoem essa regra que não vai mudar tanta coisa assim quando sabemos que na classe com o sufixo RN estão os métodos e na classe sem o sufixo está a classe mapeada.