e ai rapaziada …blz…uma dúvida que surgiu sobre struts e o que ele implementa…no modelo mvc ele implementa a camada controller, e da suporte ao view?? o modelo o desenvolvedor fica livre pra usar outros framework, recursos…
gostaria de uma esclarecida…
Exato…o struts implementa sua camada de controle atraves das Actions. E tbm da suporte à view atraves de uma biblioteca de tags. E sim, vc fica livre pra implementar sua camad de negocio do jeito q quiser. Pode usar EJBs por ex.
Vinicius_Santos
So para complementar, um livro que está me ajudando muito a resolver essas mesmas dúvidas que vc tá tendo é: Struts in action, por Ted Husted
Tem muita prática que facilita bastante
Boa sorte
mococa
confirmado entaumm … valeu rapaziadaa…
A
Abrhaao
Vou aproveitar o tópico para esclarecer uma pequena dúvida em relaçao a MVC. Me digam o que acham.
Em se tratando de aplicações WEB multi camadas, MVC é um padrão que se aplica somente ä camada de apresentação??
sergiotaborda
Abrhaao:
Vou aproveitar o tópico para esclarecer uma pequena dúvida em relaçao a MVC. Me digam o que acham.
Em se tratando de aplicações WEB multi camadas, MVC é um padrão que se aplica somente ä camada de apresentação??
Em geral não. Na prática sim.
MVC é uma padrão que se aplica a uma camada. Ele é normalmente a de apresentação devido ao tratamento de eventos incorporado no MVC ser excelente para tratar UI. Por isso é mais usado nessas circunstancias. Historicamente originou-se assim. Contudo, não necessáriamente ele está amarrado a UI.
sergiotaborda
mococa:
e ai rapaziada …blz…uma dúvida que surgiu sobre struts e o que ele implementa…no modelo mvc ele implementa a camada controller, e da suporte ao view?? o modelo o desenvolvedor fica livre pra usar outros framework, recursos…
gostaria de uma esclarecida…
O Servlet do Struts e o proprio framwork em si são o controller. As actions são o model do struts. O struts delega a renderização a um outro mecanismo como o JSP. Essa delegação é o view.
Paulo_Silveira
sergiotaborda:
O Servlet do Struts e o proprio framwork em si são o controller. As actions são o model do struts. O struts delega a renderização a um outro mecanismo como o JSP. Essa delegação é o view.
Algumas pessoas ainda falam que as actions sao tambem o Controller, e que as classes que as actions chama (business delegate? eita) seriam o model. cada literatura fala uma coisa. eu prefiro dizer que a sua action faz parte do model (como Sergio falou ai em cima), em especial se la dentro ela ja esta manipulando objetos do model, sem um layer extra no meio (business delegate!!! que deveria ser entre tiers, mas…).
pcalcado
Paulo Silveira:
Algumas pessoas ainda falam que as actions sao tambem o Controller, e que as classes que as actions chama (business delegate? eita) seriam o model. cada literatura fala uma coisa. eu prefiro dizer que a sua action faz parte do model (como Sergio falou ai em cima), em especial se la dentro ela ja esta manipulando objetos do model, sem um layer extra no meio (business delegate!!! que deveria ser entre tiers, mas…).
Action não faz parte do Model. Ela pode ter uma parte da Camada de Aplicação mas ainda é controller. A literatura sobre MVC original, em Smalltalk, geralmente ajuda nisso.