estamos em um processo de definição na empresa onde trabalho. Estamos escolhendo algum framework para trabalhar. Pesquisei bastante sobre o Struts e o Jsf e a estamos bem voltados para o Jsf.
Vi em muitos artigos alguns frameworks para apoio a parte de template, layout e queria que vocês me ajudassem a entender:
O MyFaces é concorrente do Facelets?
Posso utilizar os dois juntos?
Qual é o melhor?
Li na Java Magazine nº 48, na matéria “Jsf: Presente e Futuro”, que descreve uma entrevista com Ed Burns, que provavelmente na distribuição do Jsf 2.0, terá uma implementação de templating baseada em Facelets. O que vocês tem a dizer?
estamos em um processo de definição na empresa onde trabalho. Estamos escolhendo algum framework para trabalhar. Pesquisei bastante sobre o Struts e o Jsf e a estamos bem voltados para o Jsf.
Vi em muitos artigos alguns frameworks para apoio a parte de template, layout e queria que vocês me ajudassem a entender:
O MyFaces é concorrente do Facelets?
Posso utilizar os dois juntos?
Qual é o melhor?
Li na Java Magazine nº 48, na matéria “Jsf: Presente e Futuro”, que descreve uma entrevista com Ed Burns, que provavelmente na distribuição do Jsf 2.0, terá uma implementação de templating baseada em Facelets. O que vocês tem a dizer?
Vamos discutir a respeito.
Obrigado,
Mauren Ginaldo Souza
Facelets é uma ferramente de template, deve ser usada em conjunto com MyFaces(Impl. JSF). É muito boa, melhor que anexar o Tiles do Struts!!! Vai acabar saindo um frankenstein!!!(Particulamento acho JSF um)
JSF, presente e futuro… A propagando é algo formidavel… Como a Sun, pode injetar algo na cabeça das pessoas… EJB 2.0 era algo maravilhoso!!!
Tenta analizar o Struts 2, vale a pena…
maurenginaldo
Obrigado pela ajuda dders.
E com relação as implementações de template, qual a mais indicada?
Facelets, jsfTemplating, tiles?
Obrigado,
muriloagu
Olá maurenginaldo, qual frame vcs escolheram struts 2 ou JSF estou com este mesmo problema hj … se puder enumerar os motivos tb agradeceria … vcs estao usando tb Templates??? facelets ou tiles??/
valeu
knik
Claro, cada um vai defender aquilo que mais sabe fazer.
Mas veja, JSF é a tendência hoje e irá, sem dúvidas, substituir o Struts a bem curto prazo. Não digo “substituir”, na realidade muita gente está deixando o Struts e passando a utilizar o JSF, eu mesmo sou um deles.
Mas por que isto?
O JSF possui um estilo de programação bem próximo da programação para Desktop (como era no Delphi, antigamente) - e isto é o sonho de todo programador java.
O JSF é mais fácil (muito mais fácil).
O JSF é uma especificação da SUN, ao contrário do Struts.
etc.
Bem, mas existem aqueles que insistem em dizer: O JSF tem bugs… blá-blá-blá.
Quem diz isto não sabe usar a ferramenta.
O Facelets é a melhor ferramenta de templates que eu conheço, e foi feito para para o JSF.
Vale a pena investir nisto - é a tendência atual, que revigora a a cada dia.
Abraços.
muriloagu
knik … valeu d++ eu cheguei a testar os dois JSF e STRUTS 2 … estou investindo mais em JSF mas acho legal saber um poukinho dos dois …
já estou fz o download do myfaces … :lol:
Abraço :idea:
D
diasnovo
Ola pessoal.
Estou com problemas na utilizacao do JSF + Facelet + Template + Javascript.
O Erro:
Error Parsing /pages/inputname.xhtml: Error Traced[line: 35] The content of elements must consist of well-formed character data or markup.
Ou seja, problemas com javascript com templates. Uso este mesmo codigo em outro exemplo sem template s e funciona.
Alguem poderia me ajudar. Preciso criptografar essa senha no cliente antes de enviar para o servidor.
muriloagu
só pra melhorar o codigo … agora vou ler direitinho 8)
<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd"><htmlxmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml"xmlns:ui="http://java.sun.com/jsf/facelets"xmlns:h="http://java.sun.com/jsf/html"xmlns:f="http://java.sun.com/jsf/core"xmlns:c="http://java.sun.com/jstl/core"><f:loadBundlebasename="resources"var="msg"/><ui:compositiontemplate="/templates/common.xhtml"><ui:definename="pageTitle">JSF 1.2 and Facelets under Tomcat. KickStart Application</ui:define><ui:definename="pageHeader">JSF 1.2 Hello Application</ui:define><ui:definename="body"><h:messageshowSummary="true"showDetail="false"style="color: red; font-weight: bold;"for="name"/><formjsfc="h:form"id="helloForm"><scripttype="text/javascript">functionteste(){varsenha=criptografa('11111111');alert('Senha: '+senha);}functioncriptografa(valor){varretorno='';vartamanho=valor.length;varcomplemento='';alert(retorno);if(tamanho>0){retorno=valor;//deixa o tamanho da senha com 30 caracteresvardiv=30/tamanho;for(i=0;i<div;i++){<-----Linha35retorno+=valor;}//adiciona o tamanho da senha ao seu in?cioif(tamanho<10){retorno='0'+tamanho+retorno;}else{retorno=tamanho+retorno;}//criptografa a senhavarresto=30%tamanho;if(resto>0){complemento=valor.substring(0,resto);}retorno+=complemento;for(i=0;i<32;i++){varcaracter=retorno.charCodeAt(i);varvalorCaracter=parseInt(caracter);varresultado=valorCaracter^(191+i);varnovoCaracter=String.fromCharCode(resultado);retorno=retorno.substring(0,i)+novoCaracter+retorno.substring(i+1,32);}}alert(retorno);returnretorno;}//criptografa</script>${msg.prompt}<inputlabel="Name"jsfc="h:inputText"required="true"id="name"value="#{person.name}"/><inputtype="submit"jsfc="h:commandButton"id="submit"action="greeting"value="Say Hello"onclick="return teste('11111111');"/></form></ui:define></ui:composition></html>
muriloagu
bom … aki não rolou tb … eu colocaria a senha no banco com md5 e faria isso dentro de um manage bean … facilitaria d++ e é tranquilo
mas vou fuçar mais nessa js
D
diasnovo
Que meleca.
Ja estou desistindo desse facelets, e passando a usar a4j:include..../, que funciona bonitinho.
Obrigado por responder.
J
jukkinha
o problema ali é que você está usando xhtml… logo seu código tem que ser um XML válido…
por causa do <, ocorre o problema já que < é o símbolo usado para iniciar uma tag XML…
o jeito de resolver seria colocar o seu javascript dentro de um sessão CDATA:
rponte
Tiles não foi desenvolvido para trabalhar com o ciclo de vida do JSF, assim como Sitemesh -que na minha opinião é melhor que Tiles- também não foi. Mesmo que os dois funcionem com JSF uma hora você terá problemas realmente chatos devido a isso. Vá de Facelets, hoje em dia ele é a melhor solução para templating com JSF.
Abraços.
D
diasnovo
jukkinha:
o problema ali é que você está usando xhtml… logo seu código tem que ser um XML válido…
por causa do <, ocorre o problema já que < é o símbolo usado para iniciar uma tag XML…
o jeito de resolver seria colocar o seu javascript dentro de um sessão CDATA:
Ai Jukkinha, valeu pela dica.
Essa eu não sabia.
Só uma correção: quando coloquei essa tag, deixou de dar erro nos sinais < e & mas só que o javascript deixou de funcionar. Ai dei uma pesquisada na net sobre esta tag e descobri que estava faltando comentar essa tag, Assim:
[color=red]//[/color]
Depois disso o javascript voltou a funcionar.
Muito obrigado.