Duvida na criação de Interfaces Graficas usando o NetBeans

7 respostas
J

Estou criando uma interface grafica no netbeans e estava usando o recurso de arrastar os componentes swing e localiza-los aonde eu quiser. Deixando a parte de criaçao do codigo da interface por conta do netbeans.
Porem, o que eu olhava quando montava a interface era diferente de quando eu realmente executava o programa.
Digo diferente no sentido da JFrame na area de montagem ser um pouco menor que na hora da execucao.

Isso esta se tornando um problema porque o tamanha da minha JFrame esta limitado e se passar desse tamanho os dados sao exibidos de forma errada.

O que eu posso fazer para ter a interface que realmente vejo na montagem?

7 Respostas

C

sera que nao estaria com um lookandfell diferente na hora da construção diferente na execução???

diegoecr

Neste tipo de situaçao eu normalmente construo pelo codigo inves do drag-n-drop do netbeans, para manter esta estabilidade, e creio que até mesmo para não poluir demais o codigo.

Não sei qual a recomendação da galera, mas pelo menos para este frame tente construi-lo manualmente.

Boa sorte sir

J

Estou usando o look and feel padrão. O do windows.
Acho que por estar usando o tema padrão do windows esse problema não deveria existir. Porém, o problema existe.

Voce me aconselha fazer isso mesmo se for uma interface grafica grande(com varios recursos e componentes)?
So mais uma coisa…O que seria esse poluir? Já ouvi meu professor falar que não gosta do netbeans porque ele polui demais o codigo. Poderia me explicar isso melhor?

ViniGodoy

O quão “livremente” você está fazendo?

Para que isso funcione, você precisa entender como a ancoragem dos componentes funciona. Caso contrário, certamente você vai ter problemas.

J

ViniGodoy:
O quão "livremente" você está fazendo?

Para que isso funcione, você precisa entender como a ancoragem dos componentes funciona. Caso contrário, certamente você vai ter problemas.

ViniGodoy, estou usando o recurso drag-n-drop para posicionar todos os componentes. Depois de posicionados nos devidos lugares escrevo a logica correspondente a cada componente separado.

Ex do que estou fazendo:
Arrasto botao -> Posiciono este no seu devido lugar -> Vou no metodo actionPerformed do mesmo para implementar a logica.

Tem algum link interessante falando sobre a ancoragem de componentes?

ViniGodoy

Note que mesmo o drag&drop coloca várias guias, indicando onde os componentes serão ancorados.

É bom entender exatamente como o layout funciona:
http://docs.oracle.com/javase/tutorial/uiswing/layout/group.html

J

ViniGodoy:
Note que mesmo o drag&drop coloca várias guias, indicando onde os componentes serão ancorados.

É bom entender exatamente como o layout funciona:
http://docs.oracle.com/javase/tutorial/uiswing/layout/group.html

Li isso ai e um pouco mais sobre ancoramento. Em um dos artigos que estava lendo, me deparei com o seguinte texto.

Bom, nesse artigo me surgiu algumas duvida…
1-Como vou compilar o meu programa nas classes do layout GroupLayout ? Que eu saiba nao hora de compilar a JVM pega todas as classes da aplicacao e as classes proprias do java e compila emcima delas.
2-Para que haja maior compatibilidade entre as versoes da JDK o programa deve ser compilado usando o layout Swing…Ai, e o maior problema. Antes o artigo que foi tirado direto do site NetBeans me falava para compilar usando as classes do layout GroupLayout e agora ele me diz para usar o layout padrao do swing. Estava lendo que o swing tem um look and feel proprio e no GroupLayout eu posso escolher o look and feel. Entao quer dizer que para que eu possa ter uma maior compatibilidade com as outras versoes do java eu terei que usar o look and feel do swing e nao outro look and feel?

Criado 18 de abril de 2013
Ultima resposta 19 de abr. de 2013
Respostas 7
Participantes 4