Duvida na criação de Interfaces Graficas usando o NetBeans
7 respostas
J
Johnnny8
Estou criando uma interface grafica no netbeans e estava usando o recurso de arrastar os componentes swing e localiza-los aonde eu quiser. Deixando a parte de criaçao do codigo da interface por conta do netbeans.
Porem, o que eu olhava quando montava a interface era diferente de quando eu realmente executava o programa.
Digo diferente no sentido da JFrame na area de montagem ser um pouco menor que na hora da execucao.
Isso esta se tornando um problema porque o tamanha da minha JFrame esta limitado e se passar desse tamanho os dados sao exibidos de forma errada.
O que eu posso fazer para ter a interface que realmente vejo na montagem?
sera que nao estaria com um lookandfell diferente na hora da construção diferente na execução???
diegoecr
Neste tipo de situaçao eu normalmente construo pelo codigo inves do drag-n-drop do netbeans, para manter esta estabilidade, e creio que até mesmo para não poluir demais o codigo.
Não sei qual a recomendação da galera, mas pelo menos para este frame tente construi-lo manualmente.
Boa sorte sir
J
Johnnny8
Estou usando o look and feel padrão. O do windows.
Acho que por estar usando o tema padrão do windows esse problema não deveria existir. Porém, o problema existe.
Voce me aconselha fazer isso mesmo se for uma interface grafica grande(com varios recursos e componentes)?
So mais uma coisa…O que seria esse poluir? Já ouvi meu professor falar que não gosta do netbeans porque ele polui demais o codigo. Poderia me explicar isso melhor?
ViniGodoy
O quão “livremente” você está fazendo?
Para que isso funcione, você precisa entender como a ancoragem dos componentes funciona. Caso contrário, certamente você vai ter problemas.
J
Johnnny8
ViniGodoy:
O quão "livremente" você está fazendo?
Para que isso funcione, você precisa entender como a ancoragem dos componentes funciona. Caso contrário, certamente você vai ter problemas.
ViniGodoy, estou usando o recurso drag-n-drop para posicionar todos os componentes. Depois de posicionados nos devidos lugares escrevo a logica correspondente a cada componente separado.
Ex do que estou fazendo:
Arrasto botao -> Posiciono este no seu devido lugar -> Vou no metodo actionPerformed do mesmo para implementar a logica.
Tem algum link interessante falando sobre a ancoragem de componentes?
ViniGodoy
Note que mesmo o drag&drop coloca várias guias, indicando onde os componentes serão ancorados.
Li isso ai e um pouco mais sobre ancoramento. Em um dos artigos que estava lendo, me deparei com o seguinte texto.
Bom, nesse artigo me surgiu algumas duvida…
1-Como vou compilar o meu programa nas classes do layout GroupLayout ? Que eu saiba nao hora de compilar a JVM pega todas as classes da aplicacao e as classes proprias do java e compila emcima delas.
2-Para que haja maior compatibilidade entre as versoes da JDK o programa deve ser compilado usando o layout Swing…Ai, e o maior problema. Antes o artigo que foi tirado direto do site NetBeans me falava para compilar usando as classes do layout GroupLayout e agora ele me diz para usar o layout padrao do swing. Estava lendo que o swing tem um look and feel proprio e no GroupLayout eu posso escolher o look and feel. Entao quer dizer que para que eu possa ter uma maior compatibilidade com as outras versoes do java eu terei que usar o look and feel do swing e nao outro look and feel?