Dúvida na criação do frame + classe

Pessoal,

Sou novo aqui no fórum, já acompanho há muito tempo e a maioria das minhas dúvidas resolvi pesquisando aqui, mas dessa vez não encontrei nada a respeito.

É o seguinte:

Estou iniciando o desenvolvimento de uma aplicação em Java com Swing. Nunca trabalhei com swing e tenho pouca experiência com Java, então surgiu a seguinte dúvida: No momento da criação, se eu preciso fazer um cadastro de clientes, por exemplo, eu devo criar a classe de clientes com todos seus métodos e atributos, e depois instânciá-la dentro do JFrame, ou já crio o JFrame como sendo a classe de clientes?

Agradeço desde já pela atenção.

Obrigado,

Fernando Gomes

JFrame explicando de uma forma resumida e uma Janela com titulo e icones de fechar maximizar e minimizar, se voce deseja criar uma classe cadastro de clientes entendo que e uma das janelas de sua aplicação, um bom princio e separar a interface grafica da logica que seria as regras de seu negocios como CPF invalido entre outras …

Esse somente uma sugestão.

Leia um pouco sobre MVC que vc terá sua resposta. :slight_smile:
Mas resumindo. Não, seu JFrame não será a classe de clientes, você precisa separar sua lógica no seu projeto. Cada classe só faz aquilo que lhe é responsável.
Uma classe JFrame só serve para mostrar algo numa janela, você nunca pode colocar lógica de negócios dentro de uma classe de visualização. Você terá basicamente que ter classes de visualização para exibir resultados, classes de negócios para processar os dados e classes de persistência para persistir os dados.